Segurança alimentar: Brasil e Cuba buscam parcerias para cooperação e intercâmbio

Ministro Wellington Dias e embaixador cubano Adolfo Castellanos tiveram encontro para discutir iniciativas conjuntas entre os dois países

Roberta Aline

Embaixador de Cuba, Adolfo Castellanos foi recebido pelo ministro Wellington Dias, do MDS

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, recebeu nesta terça-feira (13), em Brasília, o embaixador de Cuba, Adolfo Curbelo Castellanos.

Na pauta da reunião, a busca de soluções conjuntas entre os dois países baseada na cooperação e no intercâmbio de conhecimento para o enfrentamento de desafios com relação à segurança alimentar e ao desenvolvimento social.

O embaixador Adolfo Castellanos destacou a importância da segurança alimentar como um tema estratégico para Cuba e expressou o desejo de formalizar parcerias. “Estamos agora no processo de reconstruir as relações com o Brasil. Passamos os últimos anos sem embaixador aqui. É muito importante e estamos conversando com todos os ministérios para identificar possibilidades de parcerias e intercâmbios. E o tema da segurança alimentar e da fome é muito importante para os dois países”, afirmou.

Parceria na agricultura familiar

Segundo o ministro Wellington Dias, existe um desejo de trabalhar no campo social com uma abrangência entre as nações latinas, respeitando os interesses bilaterais entre os países, para garantir a segurança alimentar e combater a fome.

Um dos pontos da discussão foi a busca por parcerias na área de alimentos. Tanto o Brasil quanto Cuba contam com um grande número de agricultores familiares, o que abre caminho para a cooperação entre os países no setor. O objetivo é viabilizar projetos conjuntos que promovam o desenvolvimento sustentável da produção de alimentos e a garantia do acesso a uma alimentação adequada para a população.

“Hoje compramos muitos produtos. Tanto o Brasil quanto Cuba têm a tradição da agricultura familiar. Vamos ver se é possível viabilizar alguma parceria”, declarou Wellington Dias.

Diálogo com a América Latina

O ministro ressaltou ainda que o presidente Lula tem o entendimento de que nenhum país, especialmente da América Latina, deve ser deixado para trás, enfatizando a abertura ao diálogo e o desejo de estreitar laços com os países da América Latina e do Caribe.

“O presidente Lula tem o entendimento de que não pode deixar nenhum país do mundo, muito menos das Américas, fora do diálogo visando ao crescimento. Tivemos um encontro na Argentina e a ideia é estreitar laços entre os países visando um trabalho com a temática social de forma unificada”, completou o ministro.

Da Redação, com MDS