Senadores do PT manifestam apoio ao “tsunami” da educação contra cortes

Paralisação nesta quarta-feira (15) teve ampla adesão da sociedade na luta pela manutenção dos recursos para financiamento da educação pública

Nayara Stephanie

Cidades de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal começaram a manhã desta quarta-feira (15) com manifestações contrárias ao anúncio do bloqueio de 30% dos recursos para a educação anunciado pelo ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub.

Senadores da bancada do PT participaram das manifestações realizadas em Brasília. O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou que a história muda quando a juventude entra na luta pela manutenção dos direitos do povo.

“Estamos nas ruas para defender a educação dos ataques e cortes promovidos por Bolsonaro. Quando a juventude entra, a história muda. Essa grande mobilização vai marcar o início do fim desse governo de extrema direita que ataca escolas, universidades e institutos”, enfatizou.

O senador Paulo Rocha (PT-PA) também participou da manifestação em Brasília e disse estar feliz com a reação da população com o que está acontecendo com o País na gestão Bolsonaro.

“É fundamental esse movimento de defesa da educação. Essa é a verdadeira balbúrdia que esse governo está promovendo em nosso País. Cortar dinheiro da educação e das pesquisas é colocar o País no atraso. Por isso estamos nas ruas junto ao povo”, disse.

Antes de seguir para a rua, o senador Jean Paul Prates (PT-RN) comemorou a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 19/2017), de autoria da ex-senadora Fátima Bezerra (PT-RN) que veda a edição de medidas provisórias sobre diretrizes e bases da educação nacional.

Já o senador Paulo Paim (PT-RS) afirmou que hoje é o dia de fazer muita “balbúrdia” em defesa da educação básica, ensino médio, escolas técnicas e universidades e contra os cortes que já chegam a R$ 7,4 bilhões. “As aulas serão nas ruas e praças do nosso País”, destacou.

O senador Jaques Wagner (PT-BA), em artigo, afirmou que a manifestação desta quarta-feira é a marca de uma resistência crescente diante da tentativa de desmonte da educação por parte do atual governo.

“Enfraquecer o ensino e o pensamento crítico integra o projeto de fazer do Brasil uma Nação destruída, apequenada, quintal do mundo”, enfatizou.

Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), vice-líder da bancada, os cortes promovidos por Bolsonaro na educação pública brasileira “não são por causa da crise econômica. São parte da tentativa de esvaziar o senso crítico da população”.

Por PT no Senado