Senadores pedem apoio de Dilma para avançar debate da reforma política

Para o presidente do Senado, Renan Calheiros, a participação da presidenta Dilma “é importantíssima”

Foto: Lula Marques/AgênciaPT

Após instalar uma comissão especial para debater a reforma política no Senado, o presidente do Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), buscou apoio junto a presidenta Dilma Rousseff, nesta quinta-feira (25), para a avançar o debate sobre tema.

Segundo Renan Calheiros, o encontro com a presidenta serviu para incluir o governo na discussão e construção do projeto de reforma política.

“Acho que é fundamental a mobilização dos poderes. Dentro dessa mobilização, a participação da presidente é importantíssima”, declarou.

Participaram também da reunião os senadores Jorge Viana (PT-AC) e Romero Jucá (PMDB-RR).

Para debater o projeto de reforma política aprovado pela Câmara dos Deputados em junho, os senadores pretendem também ouvir os ex-presidentes da República e de entidades da sociedade como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Segundo o ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, a presidenta recebeu as propostas dos senadores “com muito entusiasmo” e se comprometeu em dar apoio e subsídios necessários para o debate da reforma política no Senado.

“A presidenta Dilma acolheu com muito entusiasmo o que ouviu dos senadores, não só pelo diálogo interpoderes e interinstitucional que eles estão promovendo, mas também por estarem construindo uma proposta suprapartidária”, observou.

Segundo Mercadante, os senadores estão buscando centrar o debate em aspectos fundamentais para baratear o custo das campanhas eleitorais, melhorar a transparência e a eficiência do sistema eleitoral. “São agendas indispensáveis para o aprimoramento da democracia brasileira”, disse o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast