Sergio Moro repreendeu procuradores e agentes da PF da Lava Jato: “Lambança”

Novos vazamentos mostram que, após Deltan ser repreendido por Moro, Operação Lava Jato atuou para blindar ex-juiz em conflito com o STF

Lula Marques

Após a divulgação por “descuido” de documentos da empreiteira Odebrecht, em 22 de março de 2016, pela Polícia Federal – que gerou tensão com o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF) -, o então juiz e hoje ministro da Justiça, Sergio Moro, enviou mensagem repreendendo o procurador Deltan Dallagnol e classificando como “lambança” o levantamento de sigilo de parte do processo pela PF.

Na troca de mensagens com Dallagnol (divulgadas pela Folha de S. Paulo e The Intercept), Dallagnol confirma o descuido na divulgação das informações – incluindo uma lista de políticos que teriam supostamente recebido propina da Odebrecht. “Se tivessem feito de propósito, ontem à noite estava no JN”, disse.

Moro demonstra irritação e responde: “Continua sendo lambança. Não pode cometer esse tipo de erro agora”.

Dallagnol então faz mea culpa, diz concordar e começa a adular o magistrado.

“Faremos tudo o que for necessário para defender Vc de injustas acusações. Uma das coisas que mais tenho admirado em Vc – uma nova face de suas qualidades – é a serenidade com que enfrenta notícias ruins e problemas. Se alguém tivesse te apresentado tudo o que aconteceria num caso como esses há 5 anos e te desse a opção de entrar nisso ou não, eu não tenho dúvidas de que Você entraria com tudo. Não há como estar no maior caso de corrupção que envolve os maiores interesses da República e esperar águas tranquilas. Continue firme, não desanime e conte conosco. ‘Smooth waters don’t make good sailors’”, escreve o procurador, finalizando com a citação em inglês: “Águas tranquilas não fazem bons marinheiros”.

Moro segue demonstrando preocupação e diz que a “pressão será grande no CNJ”, referindo-se ao processo que responderia depois no Conselho Nacional de Justiça.

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast