Setorial Sindical: compromisso para resgatar direitos e justiça
Novo Secretário do Setorial Sindical do PT, Paulo Cayres lembra que foi sob ataques da elite que os trabalhadores mudaram o sindicalismo e criaram o PT
Publicado em
* Paulo Cayres é o novo Secretário do Setorial Sindical Nacional do PT. Todas as secretárias e coordenadoras nacionais, e todos os secretários e coordenadores nacionais foram convidados para escrever artigos, que serão publicados assim que forem recebidos
Companheiros e companheiras,
Em primeiro lugar quero agradecer o apoio que recebi em todo o país para o novo desafio de estar à frente do Setorial Sindical Nacional do PT.
Assumo esta tarefa num momento crucial para o Brasil que, ao longo dos últimos dois anos, viu ruir vários pilares de sustentação dos direitos sociais e trabalhistas e do respeito à dignidade da maioria da população. Nesse período, os ataques às instituições democráticas e ao nosso partido se intensificaram, particularmente desde o golpe jurídico-parlamentar-midiático contra o legítimo resultado das eleições de 2014.
Mas isso tudo só nos leva a ter mais coragem para lutar. Afinal, foi na adversidade e sob ataques deste mesmo segmento da elite que mudamos o sindicalismo brasileiro e que criamos o Partido dos Trabalhadores.
A resistência e a ousadia estão no nosso DNA e é isso que faz com que eu me sinta extremamente motivado para cumprir esta nova missão.
Ao longo da minha trajetória como trabalhador metalúrgico e sindicalista, vivenciei e superei incontáveis desafios, porque sempre tive como exemplo a garra de companheiros e companheiras que me antecederam na luta e o apoio dos que estavam e estão comigo nesta trajetória.
Sempre soube que a construção dos nossos sonhos é coletiva e agora não será diferente. Com a militância aguerrida e com participação decisiva de companheiros (as) que compõem a chapa do Setorial Sindical Nacional e dos Estados, vamos traçar e viabilizar objetivos, trazendo para o nosso partido as demandas e os anseios do sindicalismo e da classe trabalhadora brasileira.
O momento não é fácil e exige muita unidade do nosso partido, para seguir construindo coletivamente propostas e estratégias de luta para recuperar os direitos dos (as) trabalhadores (as) e da imensa maioria da população, subtraídos pelos golpistas que estão no poder.
Este é o compromisso de todos (as) nós, do Setorial Sindical Nacional do PT. Com nossa garra e compromisso com a classe trabalhadora, vamos batalhar, junto com os companheiros e companheiras do partido e dos movimentos sindical e sociais, para resgatar o vitorioso projeto de Nação que construímos entre 2003 e 2015. Sabemos que só assim o Brasil voltará a ser um país justo e soberano.
Paulo Cayres é trabalhador na Ford do ABC, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e Secretário do Setorial Sindical Nacional do PT