PT apresenta seus novos secretários e coordenadores setoriais

Para Lula, os militantes nos encontros setoriais estavam “recuperando o orgulho de ser petista”. Confira a lista completa de eleitos

Paulo Pinto/Agência PT

Plenária dos Setoriais Nacionais

* Agência PT está contatando e irá publicar nos próximos dias artigos de todos os novos secretários e coordenadores eleitos.

O Partido dos Trabalhadores realizou, neste último final de semana, (dias 21 e 22 de outubro), os seus Encontros Setoriais Nacionais, momento de debate de temas específicos das lutas populares, assim como de formulação de propostas de políticas públicas para essas diversas temáticas.

Os encontros encerraram no domingo (22), com a eleição dos 14 novos secretários e coordenadores dos setoriais, que passam a compor a Comissão Executiva Nacional do partido.

Com o Encontro Nacional de Mulheres do PT, que aconteceu nos dias 7 e 8 de outubro, mais de 2.300 delegadas e delegados participaram dos encontros setoriais nacionais do partido.

A Agência PT de Notícias convida todos os novos secretários e coordenadores eleitos a escreverem artigos a serem publicados no site do PT.

Na avaliação do Secretário Nacional de Movimentos Populares do PT, Ivan Alex, os encontros setoriais foram os maiores já realizados pelo PT em toda sua história.

“Os encontros setoriais foram a espinha dorsal da luta social, política do Brasil. Conseguimos mobilizar mais de 20 mil militantes e dirigentes de todo País”, ressaltou Ivan.

O Secretário de Movimentos Populares fez questão de repetir as palavras do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a plenária que reuniu todos os delgados e delegadas presentes: “Esses encontros setoriais nacionais entraram para a história política do PT”.

Isso porque “mostrou total vitalidade política do PT e a total relação do partido com os movimentos e com os atores sociais”.

Ivan Alex destacou, ainda, que além de eleger os secretários e secretárias de cada setorial, os encontros deste final de semana ainda elegeram coletivos de homens e mulheres em todos os setoriais que tem a tarefa política de organizar coletivamente cada setorial.

“E esses coletivos, vale ressaltar, têm gente do Brasil inteiro. Então, para além dos 14 secretários eleitos, há companheiras e companheiros que têm a tarefa coletiva de organizar os setoriais”, explicou.

Ivan Alex, Secretário de Mov. Populares, em plenária dos Setoriais Nacionais

Nas palavras da presidenta nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), o PT sai dos encontros setoriais com “energia renovada e também com a certeza e a responsabilidade de saber que novamente é no PT que o povo deposita sua esperança de mudar a realidade”.

Gleisi garante que o PT tem raízes fincadas nos movimentos sociais e, por isso, mesmo, detém mais de 22% da preferência popular, de acordo com as recentes pesquisas de opinião.

“O Presidente Lula, nossa estrela maior, concentra quase 40% das intenções de voto para a Presidência da República, vencendo a disputa em todos os cenários, caso as eleições fossem hoje. Novas filiações também aumentam a cada dia junto aos diretórios locais do PT e pela internet. Somos mais de 1,8 milhão de petistas em todo o País”, lembrou.

Para ela, são essa força e energia que o partido deve usar para, junto com o povo brasileiro, combater os retrocessos impostos por este governo golpista ao País.

“Estas são lutas essenciais para a soberania, democracia e justiça social no Brasil. Fazê-las é dever de um partido grande, dinâmico e de massas como o PT. Um partido vivo e atuante, com raízes fincadas nos movimentos sociais e populares, que não precisa mudar de nome porque tem clareza da causa que o alimenta. Partido que tem compromisso com a maioria pobre do povo brasileiro”, completou Gleisi.

Presente à plenária dos Setoriais Nacionais, no sábado (21), o ex-presidente Lula declarou que o PT é o partido “mais bem organizado” do País, e “o único que realmente funciona como um partido”.

“O PT é indestrutível”, completou.

Ex-presidente Lula em plenária dos Setoriais Nacionais

Na sua avaliação, os militantes presentes aos encontros setoriais estavam fazendo algo além de um evento do PT: “estamos é recuperando o orgulho de ser petista”.

Conheça os novos secretários e coordenadores dos setoriais nacionais do PT:

Rubinho – Coordenador do Setorial Pessoa Com Deficiência
Sérgio Cruz – Coordenador Setorial de Economia Solidária