Sônia Braga: PT pretende eleger vereadores/as em todas cidades onde está organizado

Titular da SORG reforçou, na TvPT, a convocação de dirigentes para a Plenária Virtual dos Municípios que acontece na segunda(26); programa também entrevistou o presidente do PT-PR, Arilson Chiorato

Divulgação

Programa Jornal PT Brasil desta quinta-feira (22) entrevistou a secretária nacional de Organização do PT, e o presidente do PT do Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato

Em entrevista ao programa Jornal PT Brasil, da TvPT, que foi ao ar nesta quinta-feira (22), a secretária nacional de Organização do PT, Sônia Braga, reforçou o objetivo de estimular o lançamento de candidaturas para vereador e vereadora nas eleições municipais deste ano em todos os municípios do país onde o partido está organizado.

“O presidente Lula tem razão também lembrando aqui as suas falas tanto na nossa Conferência Eleitoral como no ato de refiliação de Marta Suplicy, de que as lideranças do PT, as lideranças dos movimentos sociais, têm que se apresentar nesta campanha eleitoral para disputar os corações e mentes. Mas não é só disputar as prefeituras, é fundamental a eleição de vereadores e vereadoras pelo PT”, destaca Sônia Braga.

Ela explicou como vai funcionar este ano a inscrição das pré-candidaturas pelo partido, que novamente colocará no ar a plataforma Candidate-se! já utilizada nas eleições de 2022.

“Para a apresentação de pré-candidaturas em 2024, nós teremos duas formas: o Candidate-se!, onde o filiado entra no nosso site, na Área PT, e faz lá a sua proposta de inscrição, atualiza os seus dados, e o os diretórios municipais têm acesso a isso. A segunda forma são os próprios diretórios municipais, que também têm acesso à Área PT, e que podem já ir inserindo e atualizando dos candidatos e candidatas”, explica.

Assista a íntegra do programa Jornal PT Brasil desta quinta-feira (22)

Sônia lembra que nessas eleições municipais, pela primeira vez, o PT estará junto a uma federação formada pelo PCdoB e pelo PV, daí inclusive a necessidade de antecipar o processo eleitoral interno. “Este ano vamos ter pela primeira vez uma eleição municipal com federação de partidos e nós precisamos saber quem são os candidatos e candidatas do PT. Precisamos que todos os municípios do Brasil, o PT só não está presente em 602 municípios brasileiros”, esclarece, lembrando que durante a Plenária será dada uma explicação sobre o funcionamento da Federação de partidos pela assessoria jurídica.

Grande Plenária dos Municípios

A secretária nacional de Organização reforçou a convocação para a Plenária dos Municípios que será realizada na próxima segunda-feira (26), no formato on line, com a participação dos presidentes/as municipais e secretários/as de organização do PT, quando será lançada a plataforma Candidate-se!

“A partir de segunda-feira (26), você que é militante do PT entre na plataforma Candidate-se! e diga eu tenho vontade de candidatar, eu sou uma liderança do movimento social ou do movimento sindical, eu tenho uma história de luta na minha comunidade e quero fazer com que a minha comunidade, o meu bairro, o meu distrito, o meu povo  tenha vez e tenha voz na Câmara Municipal. Quando um diretório municipal elege um/a  primeiro/a vereador/a em um município aumenta a qualidade de intervenção política, e a voz do PT, a voz do movimento social aumenta na sociedade”, enfatiza.

Sônia Braga, porém, esclarece que a simples inscrição da candidatura não significa a sua confirmação como candidato/as. “Não, você está colocando a proposta de ser candidato ou candidata, aí o Diretório Municipal vai ver quantos companheiros e companheiras vão estar na chapa”, explica ela.

“Outro momento da nossa Plenária na segunda-feira é que vamos lançar o Dia D do lançamento e planejamento das candidaturas. Neste Dia D a gente quer que todos os diretórios municipais façam uma reunião, no mínimo da Executiva, de preferência do Diretório, onde se faça um afunilamento das candidaturas baseando-se também na existência ou não dos demais partidos da Federação naquele município”, informa.

A titular da Secretaria Nacional de Organização destaca também que na Plenária dos Municípios, no dia 26, a Secretaria Nacional de Comunicação do PT vai lançar a atualização da plataforma digital Casa 13, que é destinada às eleições municipais deste ano para auxiliar as candidaturas petistas em suas campanhas eleitorais.

PT 44 anos: No Paraná, meta é ganhar 20 prefeituras e eleger 250 vereadores/as, diz Arilson Chiorato

O programa Jornal PT Brasil desta quinta-feira (22) também entrevistou o presidente do PT do Paraná, deputado estadual Arilson Chiorato, que falou sobre o aniversário dos 44 anos de partido e também sobre a preparação e as metas do diretório estadual paranaense para as eleições municipais.

Sobre a trajetória histórica do PT, Arilson Chiorato destacou a importância da sigla na defesa e manutenção da democracia brasileira.

“O PT é um partido que, além de ser instrumento de transformação social e de luta do povo brasileiro, é um partido iluminado. O PT esteve na luta pelas Diretas Já pela volta da democracia e hoje, junto com demais partidos, é quem mantém a democracia de pé, por tudo que a gente passou nos últimos quatro anos. O PT fez uma diferença na vida das pessoas, nós nos importamos com vidas e não com números, e  estamos recompondo as políticas públicas sociais, voltando a investir muito em educação, na ciência e tecnologia e obviamente ampliando a cobertura do SUS. Além disso, estamos dando uma nova dinâmica na política de segurança pública, usando mais a prevenção, a inteligência e valorizando que os crimes não aconteçam”, ressalta.

Arilson observa na entrevista que o estado do Paraná, apesar de ser governado por um opositor do governo Lula, está muito bem representados no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) sendo um dos  estado que mais recebe recursos, chegou dinheiro agora para o Porto de Paranaguá, que é o segundo maior porto do país, cerca de 500 milhões de reais, temos um projeto para as rodovias e o Paraná foi contemplado com mais cinco mil casas do Minha Casa Minha Vida, além de muitos recursos para a saúde.

Sobre a preparação do partido para as eleições municipais, o presidente estadual enfatiza o atual estágio de organização do PT-PR e as metas estabelecidas pela direção estadual para o pleito.

“O Paraná é um dos estados onde o PT está mais organizado no país. Nós temos 399 cidades e conseguimos organizar o partido em 370, 350 diretórios e 20 comissões provisórias. Temos hoje 133 vereadores/as, 8 prefeituras e 12 vices. A nossa meta é chegar a 20 prefeituras, 250 vereadores/as e a 20 vices-prefeituras. Obviamente é um processo de construção, mas quatro anos atrás nós tínhamos o partido organizado em 210 cidades apenas, ou seja, a gente quase dobrou o tamanho da organização”, informa ele.

O presidente do PT Paraná lembrou também que nas eleições de 2022 tiveram um saldo bastante positivo subindo de quatro deputados estaduais para sete e saltaram de três deputados federais para seis, pela Federação, sendo cinco do PT e um do PV.

“Estamos numa crescente e estamos construindo o partido, é claro que como ninguém faz isso sozinho, nós montamos aqui no Paraná uma frente progressista, capitaneada por cada presidente de partido, do PT, PV, PCdoB, o da Rede e PSOL, do PSB e PDT, com compromisso político para 2026 junto ao projeto nacional do presidente Lula , que defenda a democracia e tenham  bandeiras em defesa dos programas sociais, que valorizem a educação e que são contra a privatização da saúde e contra a entrega do patrimônio público”, destaca.

Ouça as entrevistas:

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast