SRI e Núcleos do PT divulgam nota para recordar atentado em Bolonha

Secretaria de Relações Internacionais do PT e os Núcleos de Roma e Bolonha prestam homenagem às vítimas do massacre ocorrido em 2 de agosto de 1980 na cidade italiana

ANSA

Atentado em Bolonha matou 85 pessoas e feriu outras mais de 200

Neste domingo (2), a Itália recorda os 40 anos do atentado terrorista em Bolonha, ocorrido na manhã de 2 de agosto de 1980 na estação ferroviária da cidade. O atentado resultou em um massacre que matou 85 pessoas e deixou mais de 200 feridas. O ataque foi atribuído à organização terrorista neofascista Nuclei Armati Rivoluzionari. Porém, o caso ainda é considerado polêmico na Itália, já que não foram identificados os mandantes do atentado, nem as motivações.

A Secretaria de Relações Internacionais do PT e os Núcleos do Partido dos Trabalhadores em Roma e em Bolonha, na Itália, divulgaram nota, em português e em italiano, para recordar os 40 anos do violento atentado e prestar homenagem às suas vítimas.

Acesse aqui a nota em português e em italiano

Leia abaixo a íntegra da nota em português:

Nota: 40 anos do atentado de Bolonha

Ao recordar os quarenta anos de um atentado que causou a morte de 85 civis e deixou duas centenas de feridos, o Partido dos Trabalhadores presta a sua homenagem às vítimas do trágico sábado 2 de agosto de 1980 na Estação Ferroviária de Bolonha.

Conscientes de que a recordação dos eventos do passado não é um gesto formal, mas um instrumento para salientar a dignidade da vida, da democracia, da liberdade e da tolerância, esperamos que a perseverança dos familiares e das organizações que há anos relembram o atentado de Bolonha, sejam um exemplo para todos os que acreditam na verdade e na justiça como meios pacíficos para restituir a reconciliação e a confiança no futuro.

Bolonha, 2 de agosto de 2020.

Romênio Pereira
Secretário de Relações Internacionais