SRI-PT: Nota de solidariedade com as organizações progressistas em Portugal

Em nota, o secretário de Relações Internacionais do PT, Romenio Pereira, e a coordenação do Núcleo do PT Lisboa se solidarizam com as organizações progressistas, contra o ódio e a discriminação.

Cesar Ogata

Em Portugal, organizações da extrema-direita intensificam ações contra a vida e segurança de lideranças progressistas, da população negra e imigrante, incluindo ameaças e marchas racistas. Em simultâneo, acontecem atos de violência contra pessoas negras no país, como o ator Bruno Candé, assassinado no dia 25 de julho.

O Partido dos Trabalhadores luta contra todas as formas de opressão e se solidariza com as lutas emancipadoras pelo mundo. Perante ataques e ameaças da extrema-direita, enviamos saudações fraternas às organizações progressistas, em defesa da igualdade, democracia e direitos humanos.

Manifestamos nossa solidariedade com as deputadas portuguesas Beatriz Dias, Mariana Mortágua e Joacine Katar Moreira, o SOS Racismo e seu dirigente Mamadou Ba, todas as pessoas ameaçadas pelo fascismo, as vítimas do racismo e suas famílias.

Os ataques racistas e xenófobos afetam especialmente a população imigrante. Muitas brasileiras e muitos brasileiros vivem e trabalham em Portugal. Sabemos que têm apoio das associações de imigrantes e organizações antirracistas quando enfrentam atos de discriminação e reivindicam seus direitos.

Nenhum país está livre dos perigos da desigualdade e do ódio. Seguimos lutando solidariamente por um mundo mais justo e igualitário.

Romenio Pereira

Secretário de Relações Internacionais do PT