Tatto: “Temos de propor políticas de incentivo ao uso do transporte coletivo”

Secretário Nacional de Comunicação e vice-presidente do PT Washington Quaquá debateram gratuidade no transporte com militância na Conferência Eleitoral e Programa de Governo 2024 Marco Aurélio Garcia

Gustavo Bezerra

Tatto: Para romper com a lógica urbana atual é preciso ter coragem"

Duas das principais lideranças do PT que lutam na Câmara Federal pela implementação da Tarifa Zero em todo Brasil, os deputados Jilmar Tatto (SP) e Washington Quaquá (RJ) participaram da mesa Mobilidade Urbana: Tarifa Zero, realizada na parte da tarde de sábado (9), sob a coordenação do Secretário Nacional de Relações Institucionais Joaquim Soriano. O painel integrou a Conferência Eleitoral e Programa de Governo 2024 Marco Aurélio Garcia.

Tatto iniciou sua participação apresentando ao público o contexto em que está colocado o debate sobre a gratuidade no transporte. Desde a privação econômica do direito de ir e vir até propostas objetivas que apresentou na Câmara este ano, como a criação de um fundo de mobilidade, cuja composição é parte custeada pelo pagamento do vale transporte das empresas, até a taxação do uso das vias por veículos individuais.

“Temos que propor políticas de incentivo ao uso do transporte coletivo. Existem várias possibilidades matemáticas que ajudam a fechar a conta”, afirmou o deputado paulista, que finalizou: “para romper com a lógica urbana atual é preciso ter coragem. Espero que nossos candidatos em 2024 levantem essa bandeira”.

LEIA MAISGovernadores acreditam em vitória emblemática do PT nas eleições de 2024

Inovação

Ex-prefeito de Maricá, responsável pela implantação da Tarifa Zero na cidade, Washington Quaquá reforçou a necessidade do PT de buscar apresentar propostas inovadoras, para ir além da reconstrução das políticas destruídas por Michel Temer e, em especial, Jair Bolsonaro. “Precisamos de políticas inovadoras e a Tarifa Zero é certeza disso. E ela precisa ser prioritária em nosso governo, inclusive”, afirmou.

Quaquá lembrou do lançamento recente da Frente Parlamentar em defesa da Tarifa Zero (22 de novembro), bem como reforçou o quanto a gratuidade no transporte muda a lógica de organização da cidade e como se incorporou ao DNA da população de Maricá. “Foi uma luta contra o sistema, que protegeu os interesses privados em detrimento dos interesses públicos. Rompemos com essa lógica, e a política ficou tão incorporada que, hoje em dia, ninguém tem coragem de questionar a Tarifa Zero em na cidade”.

Articulação com governo

Ao abrir a participação do público, o deputado federal Elton Welter (PT-PR), também membro da Frente Parlamentar, trouxe as palavras do presidente Lula: “‘Vamos colocar o rico no imposto e o pobre no orçamento’. E a Tarifa Zero coloca dinheiro no bolso do trabalhador. Por isso temos que falar com o governo, com o BNDES para viabilizar essa política”.

Secretária Nacional de Mulheres e pré-candidata em Manaus, Anne Moura fez um recorte de gênero sobre política, lembrando que as mulheres serão as mais beneficiadas pela Tarifa Zero, além da questão ecológica. “Temos que atrelar à essa política medidas de compensação ambiental. Por exemplo, através de incentivos para a utilização de veículos elétricos no transporte público”.

LEIA MAISConferência: políticas públicas para promover o desenvolvimento municipal

Fundação Perseu Abramo

Ex-deputado petista e atual dirigente da Fundação Perseu Abramo, Virgílio Guimarães (MG) afirmou que a entidade irá fazer uma série de estudos para elaboração de políticas públicas e colocou a Tarifa Zero como política prioritária. “Queremos fazer esses estudos, reforçando em especial a questão da viabilidade financeira da política. Vamos precisar da ajuda de Tatto e Quaquá para entregarmos ainda no primeiro semestre de 2024”.

Lucia Mendonça, do Setorial Nacional de Transportes do PT, lembrou que é fundamental que todas as candidaturas levantem a bandeira da Tarifa Zero nas eleições municipais do ano que vem. “Precisamos que a proposta entre em todos os programas de governo”.

Para encerrar a mesa, Quaquá fez questão de reforçar a necessidade de ousadia para as disputas com o bolsonarismo no futuro. “Nós, do PT, precisamos ter grandes políticas e por tudo que ela representa em possibilidades de avanço social, a Tarifa Zero é uma delas”, conclui o dirigente nacional.

Da Redação, PT Senado, PT Câmara e FPA

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast