Tecnologia: Lula assina acordo aeroespacial na Bahia e lança campus do ITA no Ceará

Em mais um passo rumo ao desenvolvimento do país, presidente cumpre agenda nesta quinta (18) no Nordeste. Uma delas é o lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica em Fortaleza

Ricardo Stuckert

Presidente Lula cumpre agenda na quinta (18) e na sexta (19) na Bahia e no Ceará

O presidente Lula marca presença esta semana na região Nordeste, onde participa na quinta-feira (18) e na sexta-feira (19) de agendas importantes para o desenvolvimento brasileiro. Na quinta-feira, em Salvador (BA), Lula assina um acordo de parceria firmado pelo governo federal, por meio do Ministério da Defesa e do Comando da Aeronáutica, com o Estado da Bahia e o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Cimatec).

O documento formaliza a criação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, a fim de promover o desenvolvimento regional da indústria aeroespacial. O ato de assinatura ocorrerá a partir das 10h no Senai Cimatec – Av. Orlando Gomes, 1845, Piatã (Centro de Eventos), na capital baiana.

O Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia será instalado, futuramente, na Base Aérea de Salvador — em área cedida pela União ao Senai Cimatec, que será a instituição responsável pela gestão da unidade. O Parque Tecnológico será um ambiente dedicado ao fomento do ensino, à realização de pesquisas avançadas e à promoção da inovação no campo aeroespacial.

Campus do ITA

Na sexta-feira, Lula participa do lançamento da pedra fundamental do campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). O evento será a partir das 13h45 na Base Aérea de Fortaleza, no Ceará. A unidade é a primeira no Nordeste e a segunda do País.

O ITA é uma instituição de ensino superior da Força Aérea Brasileira (FAB), considerado como referência em cursos de graduação e pós-graduação em áreas da engenharia, com destaque para o setor aeroespacial.

De acordo com o governo estadual, a escolha do Ceará para ser sede do novo campus não foi por acaso. Sendo considerado um dos vestibulares mais concorridos do Brasil, o Ceará tem sido destaque há anos em aprovação. Em 2023, cerca de 40% dos aprovados no vestibular para ingressar no instituto foram candidatos matriculados no estado.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica  oferece atualmente seis cursos de graduação em engenharia e cinco programas de pós-graduação em 20 áreas de atuação.

Da Redação, com site do Planalto