Telecomunicações: fundador do Grupo América Móvil diz que vai investir R$ 40 bi no país

Nesta sexta (19), presidente Lula e o empresário mexicano Carlos Slim trataram de parcerias comerciais envolvendo a expansão da rede de fibra ótica e 5G

Ricardo Stuckert

O empresário mexicano Carlos Slim, em audiência com o presidente Lula, nesta sexta-feira (19)

O presidente Luiz Lula recebeu, na tarde desta sexta-feira, 19 de abril, o empresário mexicano Carlos Slim, fundador e controlador do Grupo América Móvil (AMX). Conhecido por sua atuação no ramo de telecomunicações, ele investe diretamente no setor no Brasil desde 2001.

Na conversa, eles trataram sobre a expansão da rede de fibra ótica e 5G em nosso país, falaram de oportunidades de parcerias comerciais no setor de telecomunicações e sobre a melhoria do cenário econômico no Brasil.

“Foi uma conversa ampla e interessante. Estivemos falando de como estão as economias, a do Brasil cada vez melhor, com inflação reduzida. Falamos dos nossos planos de investimento e do interesse que temos de seguir apostando de maneira importante no país”, afirmou Slim. Ele estimou ter investido mais de R$ 40 bilhões no Brasil nos últimos cinco anos e estima outros R$ 40 bilhões para os próximos cinco anos, especialmente em fibra ótica, internet de alta velocidade e serviços para cidadãos e empresas.

O empresário elogiou o controle da inflação e as fortes exportações do Brasil. Argumentou sobre a possibilidade de aumento de investimentos em relação ao PIB no Brasil e México, e ressaltou o aumento de renda e salário mínimo nos dois países, ao mesmo tempo em que enfatizou a necessidade de ampliar investimentos em educação.

O presidente Lula relembrou o isolamento internacional que o Brasil viveu no governo anterior e como o país se reinseriu no cenário internacional em 2023, com presença nos principais fóruns e reuniões bilaterais com os principais líderes mundiais.

Lula relatou o processo de reconstrução do Estado brasileiro a partir da PEC da Transição e da retomada de programas sociais. Reforçou que em 2024 o Brasil vai crescer de novo mais do que o previsto, assim como ocorreu em 2023, com estabilidade e previsibilidade, e falou dos planos de investimento em infraestrutura, que totalizam R$ 1,7 trilhão via Novo PAC nos próximos anos.

Lula reafirmou o otimismo com o futuro e o desenvolvimento do Brasil e a necessidade de se criar instituições multilaterais mais fortes para lidar com as ameaças das mudanças climáticas e ter financiamento aos países pobres em condições mais favoráveis para o desenvolvimento.

O presidente esteve acompanhado dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Juscelino Filho (Comunicações) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência).

Do Site do Planalto