Temer quis chegar ao poder sem disputar eleição, afirma Lula

Em ato contra o golpe em Petrolina (PE), o ex-presidente declarou que o golpista Temer e seus aliados “assaltaram o poder” ao afastar a presidenta Dilma

Lula no Ato Semiárido Contra o Golpe, em Petrolina (PE) Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

No ato Semiárido Contra o Golpe, em Petrolina (PE), na noite desta segunda-feira (11), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que se Michel Temer quer chegar ao poder, tem que disputar eleição e ganhar.

“Para ser vereador ou sindicalista tem que disputar a eleição e ganhar. Como é que o seu Temer quer chegar sem disputar? A gente não troca de presidente como troca de roupa. A Dilma tem três anos de mandato ainda”, enfatizou.

Para Lula, Temer e seus aliados golpistas “assaltaram o poder” ao afastar a presidenta eleita Dilma Rousseff. “Aqui a Dilma teve 75% dos votos. Se não respeita a democracia, respeite o povo de Petrolina. Respeite o povo do Nordeste”, completou.

O ex-presidente garantiu que segue empenhado em convencer senadores a votar contra o impeachment. “Não para apenas garantir o mandato da Dilma, mas para evitar que os trabalhadores percam direitos que custaram a conseguir”.

Lula voltou a afirmar que não pretende ser candidato em 2018, mas declarou que se continuarem reduzindo “os direitos do povo brasileiro a pó”, ele pode se sentir “provocado” a defender os trabalhadores e voltar a se candidatar.

Desenvolvimento do Semiárido
Em seu discurso na cidade pernambucana, Lula destacou as ações de seu governo e do governo da presidenta Dilma para o desenvolvimento da região.

“Não temos que brigar com a seca, temos que aprender a conviver com ela. Sei eu falta muito a fazer, mas ninguém mais vai dizer que o povo do semiárido não tem condições de sobreviver se não for para o Rio de Janeiro viver num barraco”, afirmou.

O ex-presidente se disse orgulhoso por ter começado a aumentar o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), e levado o Pronaf para o Nordeste.

“Era preciso que o pequeno trabalhador do Semiárido tivesse acesso ao financiamento do Pronaf. Tenho orgulho de ter acreditado nas pessoas q vivem do seu suor, do seu sangue. Os governos anteriores ignoravam essas pessoas”, ressaltou.

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula lembrou que foi nos governos do PT que milhares de cisternas foram construídas no Semiárido e que 15 milhões de pessoas passaram a ter energia elétrica. “Antes não tinha nem 10 mil cisternas. Sabíamos q tinha q ser política de Estado e por isso fizemos”, disse.

“Levamos energia a 15 milhões de pessoas. A gente levava luz no sertão e gerava emprego na cidade. As pessoas começaram a comprar geladeira, fogão”, frizou.

Lula em Juazeiro
Mais cedo, o ex-presidente participou do ato ‘Bahia Mais Forte’, organizado pelo governo baiano na cidade de Juazeiro (BA), onde recebeu o título de cidadão de Juazeiro.

O evento reuniu movimentos sociais, gestores públicos e a população local no lançamento de uma série de ações para o desenvolvimento rural do semiárido.

Ao lado do governador da Bahia Rui Costa (PT) e do ex-governador Jaques Wagner, Lula afirmou que o que está acontecendo no Brasil é um desrespeito ao voto popular e um golpe patrocinado por uma mídia que quer criminalizar o PT.

Lula durante ato em Juazeiro (BA) Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Lula durante ato em Juazeiro (BA)
Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

“Agora eles estão tentando desmontar programas sociais, criar as condições para vender a Petrobras, o Banco do Brasil. Esse filme já vimos. O PT tem quadros muito bons e eu não preciso voltar. Agora, se o governo que está aí não sabe governar e precisa vender patrimônio público, eu digo: se vocês não sabem, eu sei!”, declarou.

Destacando o desenvolvimento do semiárido, o ex-presidente lembrou que deu muitas palestras pelo mundo contando como o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU.

“Eu dizia: se você quer acabar com a fome do seu país, não tem outro jeito: você precisa incluir o pobre no orçamento. Seria impossível esse país chegar onde chegou se não fossem vocês”.

Da Redação da Agência PT de Notícias