Terceirização é “golpe letal” contra trabalhador, diz senadora

Para Regina Sousa, aprovação do PL 4330 refletirá de forma negativa na vida dos trabalhadores e no mercado interno

Foto: PT no Senado

A senadora Regina Sousa (PT-PI) lamentou, nesta quinta-feira (23), a aprovação, pelo plenário da Câmara, do Projeto de Lei 4330/2004, que regulamenta a terceirização. Para ela, o texto abre uma “porteira” para a terceirização desenfreada.

“O conceito constitucional e legal de categoria será transformado em prestadores de serviços contratados e demitidos conforme os interesses do mercado, pouco importando o ser humano e sua busca de conhecimento e aprimoramento de sua produção”, avaliou.

Os reflexos dessas políticas de rebaixamento salarial, segundo Regina, também atingirão fundamentalmente o mercado interno, cujo movimento é decorrente do poder aquisitivo dos trabalhadores e trabalhadoras.

“Ao diminuir o poder aquisitivo dos trabalhadores e diminuir o poder de compra, a produção também diminuirá. Na prática, essa lei que maximiza o lucro é recessiva em médio prazo, comprometendo o desenvolvimento do País”, reforçou.

Regina também criticou as manifestações contra o governo federal que, segundo ela, são decorrentes de ataque raivoso e articulado. Enquanto isso, reforçou a senadora, manifestações em defesa do direito dos trabalhadores são reprimidas de todas as formas possíveis.

“Foi nesse quadro de avanço de forças conservadoras que a Câmara perpetrou um definitivo e letal golpe às relações de trabalho, há muito precárias, dos trabalhadores brasileiros”, avaliou.

Regina explicou que o real objetivo da terceirização generalizada é o incentivo a formação de empresas de serviços que ofereçam preços cada vez menores na disputa pelo mercado.

“A ganância pela maximização dos lucros é, infelizmente, aliada inseparável da minimização de direitos e garantias para os trabalhadores”, salientou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT no Senado

PT Cast