Time do Lula: conheça os candidatos e candidatas do PT em Goiás

O ex-reitor Wolmir Amado (PT), candidato a governador, encabeça a chapa formada por Fernando Tibúrcio (PSB) vice e Denise Carvalho (PCdoB) senadora

Wolmir Amado, Denise Carvalho e Fernando Tibúrcio: o Time do Lula em Goiás

Principal Estado da região Centro-Oeste, o Goiás e seus quase 5 milhões de eleitores têm a oportunidade de tirar o governo do controle dos políticos ruralistas e colocar no lugar candidatos comprometidos com a inclusão social da população, com a redução das desigualdades e com a preservação do meio ambiente. Por isso, o Time do Lula no Estado é liderado por Wolmir Amado (PT), professor e ex-reitor universitário, que tem ao seu lado Fernando Tibúrcio (PSB), candidato a vice-governador, e Denise Carvalho (PCdoB), candidata a senador.

Detentor do segundo maior rebanho bovino do país e quarto maior produtor de grãos, o Goiás é também o terceiro maior estado minerador, sendo o maior produtor de níquel, mas com destaque também para cobre, ouro, nióbio e bauxita. É ainda importante destino turístico, com cidades históricas do tempo colonial como Pirenópolis e Cidade de Goiás e com o circuito de águas termais em Caldas Novas.

LEIA MAIS: Time do Lula: conheça os candidatos do PT em todo o país

O candidato do PT ao governo, Wolmir Amado, é mestre em História pela Universidade Federal de Goiás e doutor em Ciências da Religião. Foi reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do estado por três mandatos consecutivos. Sua ligação direta com a educação está refletida na plataforma de governo, que prioriza o setor e a proteção do meio ambiente, além de políticas sociais para o combate à fome.

“Nosso governo será de um professor governador. Será o foco da educação como chave de desenvolvimento humano e social neste estado. Um Goiás que proteja o seu Cerrado, meio ambiente. Que todos tenham comida no prato pelo menos três vezes por dia, é uma meta de médio e longo prazo. Todo o esforço por ampliar a moradia e gerar milhares de empregos neste estado”, enfatizou.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chama Wolmir/Fernando

Já Fernando Tibúrcio (PSB), candidato a vice-governador, é advogado e foi secretário da Casa Civil na gestão do ex-governador José Eliton (PSB), em 2018.

Completando a chapa, Denise Carvalho (PCdoB), candidata a senadora, é jornalista formada pela Universidade Federal de Goiás. Foi líder de movimentos estudantis e se elegeu vereadora em 1989. Em seguida, foi deputada estadual por três mandatos consecutivos, quanto teve forte atuação na educação, cultura e direitos das mulheres. Foi ainda secretária estadual de Ciência e Tecnologia (2003 a 2005), quando presidiu o Fórum Nacional de Secretários do setor, integrante do Conselho Nacional de C&T no governo Lula e secretária estadual de Políticas para Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (2007 a 2010).

TIME DO LULA: conheça os candidatos do PT na região Centro-Oeste

Nas eleições proporcionais em Goiás, as 17 cadeiras destinadas ao Estado na Câmara são disputadas por 8 candidatos a deputado federal e 6 candidatas a deputada federal. Já para as 41 vagas na Assembleia Legislativa o PT tem 21 candidatos a deputado estadual e 10 candidatas a deputada estadual.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado de Goiás:

TIME DE LULA EM GOIÁS