UOL desmente Bolsonaro e traz provas do uso de dinheiro vivo em 51 imóveis

Reportagem do portal detalha cada transação feita com dinheiro em espécie, com trechos de cópias de documentos mostrando como foram feitas as operações. Bolsonaro até hoje não explicou a origem do dinheiro

51 imóveis pagos com dinheiro vivo: o clã Bolsonaro tem muito a explicar

As mentiras de Jair Bolsonaro têm as pernas cada vez mais curtas. Esquivando-se de explicar como sua família pagou com dinheiro vivo parte da compra de 51 imóveis – de um total de 107 negociados ao longo das três últimas décadas -, o extremista de direita acusou o portal UOL, responsável pela denúncia em uma série de reportagens, de trocar a expressão “moeda corrente nacional” por “dinheiro vivo”.

LEIA MAIS: Você pagaria por um imóvel com dinheiro vivo? O clã Bolsonaro comprou 51

O ocupante do Planalto queria passar a impressão de que “moeda corrente nacional”, expressão comum em escrituras de imóvel utilizadas pelos cartórios, não significa transações feitas com dinheiro em espécie. Pois foi desmentido pelo portal, que apresentou evidências do uso de dinheiro vivo em cada imóvel citado na reportagem. Ao contrário de Bolsonaro, que até hoje não explicou a origem dos recursos e o motivo para os pagamentos não terem passado por nenhum banco.

LEIA MAIS: Reginaldo Lopes cobra Bolsonaro por 51 imóveis pagos com dinheiro vivo

“A afirmação do presidente está errada”, rebateu a reportagem assinada pelos colunistas Juliana Dal Piva e Thiago Herdy, referindo-se ao uso da expressão, que significa, simplesmente, a moeda Real. Em seguida, o portal publicou, com detalhes e explicações, trechos de cópias de documentos mostrando como foi utilizado o dinheiro. Do total, 17 transações constam de investigações do Ministério Público do Rio de Janeiro.

LEIA MAIS: Sigilo de 100 anos é para esconder corrupção de Bolsonaro. Entenda

“Em sete meses, foram consultadas 1.105 páginas de 270 documentos requeridos a cartórios de 16 municípios”, relata o UOL. Ainda de acordo com o portal, “a reportagem preferiu correr o risco de subestimar o número de imóveis pagos com dinheiro. Dos 107 imóveis negociados entre os anos 1990 e 2020, em 26 casos não foi descrita a forma de pagamento e, portanto, estes foram eliminados da conta do dinheiro vivo”.

Acesse aqui a íntegra da reportagem do UOL e descubra como Bolsonaro foi pego na mentira mais uma vez.

Da Redação, com UOL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast