Vamos responder à altura esse desafio, diz Dilma sobre Jogos Olímpicos

Para a presidenta, a realização das Olimpíadas no Brasil marcará uma página muito importante na história do País

Brasília- DF 03-07-2015 Cerimônia de lançamento da Rota de Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. Foto: Lula Marques/AgênciaPT

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (3) que o Brasil fará todo esforço possível para garantir o sucesso dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e “responder à altura” o desafio recebido de sediar o evento.

“Nós vamos fazer com grande competência, com hospitalidade, uma Olimpíada histórica, que vai assinalar uma página de paz, de prosperidade e entendimento entre os povos do mundo e também uma página muito importante na história do nosso povo”, assegurou.

Dilma participou na manhã de hoje da apresentação da Tocha Olímpica dos Jogos Rio 2016, em Brasília (DF), que será acesa no ano que vem e passará por diversas cidades brasileiras. O início da jornada do símbolo da competição será em maio, na capital federal. Serão 22 mil quilômetros percorridos em revezamento, por cerca de 12 mil pessoas.

O destino final é a capital do Rio de Janeiro. Durante a cerimônia de abertura dos jogos, no dia 5 de agosto de 2016, a chama da tocha acenderá a Pira Olímpica instalada no Estádio do Maracanã.Tocha

A presidenta disse ainda que o Brasil está preparado para garantir a segurança de todos os que prestigiarem as competições. “Tenho certeza que faremos uma Olimpíada segura. Se fomos capazes de garantir a segurança de 12 cidades (na Copa do Mundo de 2014), vamos ser capazes de garantir em uma”, declarou.

Dilma destacou a articulação entre Forças Armadas, Polícia Federal, Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro e polícias Militar e Civil, que farão ações em bairros e comunidades da cidade-sede. De agosto até junho de 2016, haverá 45 eventos-teste das instalações onde ocorrerão competições olímpicas e paraolímpicas.

O Brasil é o primeiro país da América do Sul a sediar uma Olimpíada. Além do Rio de Janeiro, haverá jogos de futebol em Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Brasília, São Paulo (SP) e Manaus (MA). Os jogos incluem 35 modalidades esportivas.

A presidenta declarou que a maior qualidade dos atletas é não se curvarem diante de uma derrota. “Tentam quantas vezes forem necessárias. Sabem que a capacidade mais interessante do ser humano é não desistir, é a capacidade de superar-se. E o brasileiro tem essa vocação, somos bons atletas porque temos essa consciência”, elogiou.

Dilma comentou ainda que, durante visita oficial aos Estados Unidos, a inovação, ciência e tecnologia estiveram entre os temas centrais do diálogo. “A ciência aplicada, a educação para gerar valor e para manter as conquistas que tivemos pela política de inclusão social e distribuição de renda, mas também a necessidade de saltarmos para um novo patamar de nosso desenvolvimento econômico”, disse.

A presidenta lembrou que as obras para as Olimpíadas serão um legado para os atletas brasileiros. A Rede Nacional de Treinamento, voltada para atletas de todos os níveis em diversas modalidades, estão em fase de implementação, com seis centros prontos, oito reequipados e cinco em construção.

Tocha olímpica -22Símbolo histórico – De acordo com o Comitê dos Jogos, a tocha representa “as curvas do Rio e as cores do céu, do mar e do chão”. O amarelo representa o céu e o sol carioca. O verde, por sua vez, são as montanhas e os vales da cidade-sede e o azul representa o mar e as águas.

A novidade desta edição é uma espécie de dispositivo automático acionado ao toque para abrir o objeto e revelar suas cores. A tocha deve ser acesa entre abril e maio de 2016, em cerimônia realizada em Olímpia, na Grécia. Depois, seguirá para Brasília, onde começa o revezamento. Durante cerca de 100 dias, a tocha passará por cerca de 300 cidades.

Ao todo, 82 cidades foram escolhidas como local de pernoite da tocha. Todas terão festividades para comemorar a passagem.

“Essa tocha vai circular pelo Brasil. Vai ser empunhada por representantes, homens e mulheres, jovens e crianças do nosso povo, em vários municípios. Desde a Amazônia, passando pelo Centro-Oeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, enfim o Brasil, de Norte a Sul. De Leste a Oeste. Milhares de pessoas vão participar, milhões vão assistir. Vamos fazer uma cooperação grandiosa, que vai permitir que cada um se sinta participante desse processo”, afirmou a presidenta.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

PT Cast