Vermelhinhos de Maricá inspiram o Brasil com transporte público gratuito
Com 11 anos de funcionamento, o sistema de Tarifa Zero implantado por Washington Quaquá (PT-RJ) garante mobilidade, economia e inclusão
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A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é considerada um dos maiores exemplos de política pública de mobilidade urbana no país. Há 11 anos, o município oferece transporte público gratuito para todos os moradores e visitantes. O sistema dos ônibus conhecidos como “vermelhinhos” se tornou símbolo de inclusão, economia e qualidade de vida.
O prefeito Washington Quaquá, vice-presidente nacional do PT e idealizador do projeto, lembra que a ideia nasceu de um compromisso com o direito social à mobilidade.
“Vocês gostam do vermelhinho do ônibus gratuito de Maricá? Fui eu que criei. Aliás, já em 2012, eu criei a lei do vermelhinho. Na época, a câmara não quis aprovar com medo que eu fosse reeleito. Mas depois da minha reeleição, não só eu coloquei ele pra rodar, como é a principal e maior cidade brasileira a ter o ônibus gratuito, a ter a tarifa zero”.
Serviço público de qualidade
O modelo, gerido pela Empresa Pública de Transportes (EPT), foi implantado a partir da Lei Complementar nº 244 de 2014. Os ônibus circulam por toda a cidade, de Ponta Negra ao Recanto de Itaipuaçu, todos os dias da semana. O serviço é gratuito e universal. Não há necessidade de cadastro e qualquer pessoa pode utilizá-lo.
Com uma frota atual de 135 veículos, 39 linhas e cerca de 1.300 viagens por dia, o sistema atende mais de 100 mil deslocamentos diários. Maricá foi o primeiro município com mais de 100 mil habitantes no Brasil a garantir transporte público gratuito em todo o território.
A iniciativa representa uma economia mensal de aproximadamente 16 milhões de reais para a população da região. Esse dinheiro permanece circulando na cidade, impulsionando o comércio e o consumo de bens e serviços locais.
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Economia e desenvolvimento local
Quaquá ressalta que a Tarifa Zero trouxe ganhos concretos à população e às empresas instaladas na cidade.
“O povo de Maricá economiza 16 milhões de reais todo mês com o vermelhinho. E, mais, os empregos vêm pra cidade, as empresas vêm pra cidade, porque não precisam pagar vale transporte. É um custo a menos na planilha da empresa. Portanto, gera desenvolvimento e gera direitos para o povo”.
O prefeito destaca também o impacto social do transporte gratuito. “O povo consegue ir à igreja, na casa dos pais, das famílias, consegue se divertir, consegue se deslocar na cidade inteira por conta do vermelhinho. Serviço maravilhoso, um serviço de altíssima qualidade que o Brasil inteiro inveja a Maricá”, afirmou.
Para Quaquá, a experiência local inspira um novo momento nacional. “Nós estamos dando o tom do país agora com o Lula criando o vermelhinho em todo o Brasil. Então Maricá é exemplo pro Brasil. Maricá é o meu país.”
Do transporte precário à política de Estado
Durante quatro décadas, apenas uma empresa privada controlava o transporte em Maricá. As passagens eram cobradas e os ônibus circulavam em condições precárias.
A partir de 2009, a prefeitura passou a tratar a mobilidade como um direito fundamental e instrumento de desenvolvimento social. O primeiro vermelhinho da EPT partiu do terminal rodoviário do centro em 18 de dezembro de 2014.
Em 2021, o serviço passou a cobrir todos os distritos e expandiu as rotas para locais antes desatendidos.
Entre janeiro e agosto de 2025, a economia para os moradores chegou a 127,4 milhões de reais. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas comparou 57 cidades com Tarifa Zero e concluiu que essas localidades registraram 3,2% mais empregos e um crescimento de 7,5% no número de empresas em relação às que ainda cobram passagem.
Tarifa Zero é uma decisão política
O presidente da EPT, Celso Haddad, explica que a Tarifa Zero é, antes de tudo, uma decisão política.
Ele afirma que, quando o sistema foi criado, Maricá era o município que menos recebia royalties do petróleo na região metropolitana.
Hoje, cerca de 140 cidades brasileiras já adotaram o modelo, e o investimento representa entre 1% e 5% do orçamento municipal. Haddad afirma que esse gasto público retorna em benefícios sociais e econômicos, com impacto direto na saúde, na educação, na cultura, no lazer e no desenvolvimento.
Os dados da EPT mostram que o transporte gratuito também transformou a lógica de mobilidade. Atualmente, 65% da população utiliza ônibus como principal meio de deslocamento, enquanto apenas 20% usa carro.
O cenário é inverso ao encontrado em grande parte das cidades brasileiras, onde o transporte individual é dominante.
Sustentabilidade e inovação
A política da Tarifa Zero em Maricá também avança no campo ambiental. O município está investindo em ônibus híbridos movidos a hidrogênio verde, etanol e eletricidade, com o objetivo de substituir toda a frota por veículos sustentáveis até 2030. Serão destinados 11,5 milhões de reais para a construção de postos de abastecimento e estações de recarga, com recursos provenientes dos royalties do petróleo.
Desde 2021, o sistema foi ampliado com bicicletas compartilhadas gratuitas. São 570 bicicletas distribuídas em 57 estações, o que estimula o uso de modais não poluentes e integra o transporte público à mobilidade ativa.
Da Redação
