Vídeo: Danny Glover faz alerta internacional sobre Jair Bolsonaro

Ator explica ao mundo como o golpe que apeou Dilma e impediu Lula de concorrer livremente às eleições pode culminar na ascensão da extrema-direita

O ator Danny Glover fez um alerta internacional para o risco que as eleições de 2018 representam para a democracia brasileira. Em um vídeo publicado nesta segunda-feira (1º), ele explica o golpe que garantiu a prisão arbitrária de Lula, impedido de concorrer livremente às eleições, pode culminar na eleição de um fascista de extrema-direita.

O material foi idealizado pelo senador Bernie Sanders, mais destacado líder socialista do Partido Democrata americano. Eles apontam que a esquerda do país deve abrir os olhos para as ameaças que ocorrem fora de seu terreno.

Para o ator, a ameaça no Brasil é resultado das enormes conquistas do Partido dos Trabalhadores. Mark Weisbrot, diretor do Centro de Pesquisas Políticas e Econômicas corrobora a explicação. “É uma eleição incomum, antes de tudo, porque o candidato mais popular está preso, e todas as pesquisas apontavam que ele venceria as eleições.”

Sem o petista no páreo, prossegue Weisbrot, um candidato abertamente racista e misógino passou a liderar as pesquisas. “A imprensa o compara com Trump, mas para ser justo, essa comparação é injusta com o Trump”, diz.

Glover relembra ainda as conquistas do PT no governo, até então inéditas no país: redução da pobreza, cooperação com os outros países latinoamericanos. E explica ainda como, após quatro eleições bem-sucedidas, a direita se aproveitou da recessão de 2015 para apear Dilma do poder. “Eles não tinham um crime de verdade, ela foi acusada de pedaladas, que todos os outros presidentes já haviam feito.”

Mas, ainda tinham um problema grave: Lula. E então usaram dos mesmo artifícios para condená-lo e prendê-lo, mesmo sem qualquer prova material e numa velocidade

Ele também aponta casos de situações semelhantes em outros países governados pela esquerda. “Temos que fazer algo a respeito, e ao mesmo tempo compreendemos que isso não diz respeito só ao Brasil. [A democracia] está ameaçada em outros países. A questão é: porque aconteceu com todos os governos que lançaram políticas voltadas aos mais pobres, indígenas?”

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast