Vídeo mente que PT contratou máquinas para destruir asfalto no NE

Fake news foi desmentida em 2019, mas volta a circular. Vídeo, na verdade, foi gravado no Tocantins e mostra procedimento para aumentar aderência

Site do PT

Bolsonarismo apela para mentiras repetidas

Uma mentira antiga, já desmentida em 2019, voltou a circular. Não é verdade que “governos e prefeituras do PT no Nordeste contrataram máquinas para destruir asfalto feito pelo Exército”. Nesta quarta (19), esse foi um dos assuntos mais procurados no Google entre os tópicos relacionados ao PT

O vídeo que circula com a suposta denúncia mostra um procedimento de microfresagem, em que pequenos furos são feitos no asfalto para aumentar a aderência dos pneus e, consequentemente a segurança. O próprio ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, respondeu a dúvida de um usuário do Twitter, quando perguntado sobre o procedimento. É falsa, portanto, a afirmação do vídeo.

Mais que isso, essa fake news provoca confusão e mostra desconhecimento sobre as regiões Norte e Nordeste. O homem que grava o vídeo relata que está entre os municípios de Natividade e Arraias, ambos no estado do Tocantins, na região Norte do país – e não no Nordeste como diz o texto que acompanha o vídeo.

Além disso, nem o governador do Tocantins nem os prefeitos das cidades citadas são do PT. Mais uma desinformação que busca atacar o PT e jogar a população nordestina contra representantes do partido.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast