Virada espetacular em Mauá: petista agora está em primeiro lugar, ultrapassando prefeito

Marcelo Oliveira cresceu na reta final da campanha do segundo turno e aparece agora 4 pontos à frente do atual prefeito, Átila Jacomussi (PSB). Pesquisa divulgada nesta sexta-feira mostra o candidato da estrela com 53% dos votos válidos. A virada chegou a três dias do segundo turno e a estrela do PT vai voltar a brilhar no município paulista

Agência PT

Candidatura de Marcelo Oliveira à Prefeitura de Mauá cresceu no segundo turno e chega às vésperas das eleições liderando com 53% dos votos válidos

A três dias do 2º turno das eleições municipais, que acontecem neste domingo, 29, o candidato do PT à Prefeitura de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), passou a ter a preferência do eleitorado e agora lidera a disputa. O candidato petista aparece 4 pontos à frente do atual prefeito, Átila Jacomussi (PSB), em pesquisa divulgada nesta sexta-feira. “A hora é da mudança e espero sair vitorioso ao lado do povo de Mauá”, afirma. “A cidade vive hoje um momento muito difícil”.

Na simulação de intenção de voto estimulada, Marcelo Oliveira tem 38%, 4 pontos percentuais à frente do prefeito Átila Jacomussi, que só retomou a administração no ano passado depois de passar um período detido. Oliveira comenta: “O atual prefeito passou mais tempo preso que governando a cidade. Estou falando da questão do superfaturamento na construção do hospital de campanha e também do suposto desvio de merenda aqui em Mauá. Tudo isso tem colaborado para a perda de credibilidade e autoestima da cidade”.

A pesquisa realizada pela ABC Dados, registrada na Justiça Eleitoral sob o número SP-01256/2020, mostra que é alto o número de eleitores que declaram votar em branco ou nulo (19%). Outros 10% ainda não sabem em quem pretendem votar. Na simulação de votos válidos, quando são excluídas as menções de branco, nulo e indecisos, Marcelo Oliveira alcança 53% contra 47% de Átila Jacomussi.

Credibilidade e trabalho | Testado nas urnas e forjado na luta, Marcelo Oliveira é vereador pelo PT em Mauá e faz oposição firme ao atual prefeito Átila Jacomussi

Compromisso com o povo e os trabalhadores

Oliveira obteve no primeiro turno das eleições municipais, em 15 de novembro, 38.330 votos, o equivalente a 19,8% do total de eleitores que votaram. O atual prefeito saiu com 70.490 votos (36,5%). Outros oito candidatos também disputaram a corrida eleitoral, com os dois principais adversários Juiz João (PSD) e José Lourencini (PSDB) perfazendo 37.675 votos e 18.134, respectivamente, em 3º e 4º lugar. A arrancada de Marcelo Oliveira na primeira rodada das eleições foi a grande surpresa.

Agora, o candidato do PT volta a superar o adversário e chega na frente às vésperas da eleição. Vereador por três vezes, reeleito em 2016, Marcelo Oliveira faz oposição firme ao rival político Átila Jacomussi. Seu compromisso em defesa do povo foi testado nos últimos 12 anos, mas seu compromisso social vem de longe. Ele começou a militância política no mundo sindical, quando em 1994 entrou para a General Motors em São Caetano do Sul, sendo eleito e reeleito para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) por vezes vezes consecutivas.

Ele está convicto que a virada em Mauá é fruto do reconhecimento às administrações do PT. “Nós temos diversos diferenciais na cidade: o cuidar das pessoas, da cidade… Nós já realizamos em outros governos do partido dos trabalhadores. E governamos Mauá por quatro mandatos, transformando a cidade”, lembra. “A história que o Partido dos Trabalhadores construiu em Mauá, mostra que podemos voltar a governar a cidade e trazer esperança para a povo. Trazer novamente ao centro de esforços a geração de emprego e renda, ainda mais nesse momento que passamos por uma pandemia e uma grave crise econômica”.

Da Redação, com informações do Diário do Centro do Mundo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast