Votar em João Paulo no Recife é votar contra o golpe

Veja porque o petista é o candidato que defende os direitos do trabalhador e tem compromisso para enfrentar os retrocessos do governo golpista de Temer

João Paulo no Grito dos Excluídos Foto: Társio Alves

Com o usurpador Michel Temer à frente da Presidência, o Brasil vive atualmente um golpe de Estado que fere a democracia e impõe retrocessos aos trabalhadores. No Recife (PE), o único candidato que verdadeiramente defende os interesses da classe trabalhadora é João Paulo (PT).

Para mostrar seu compromisso em enfrentar os retrocessos aos direitos, o petista lançou a ‘Carta às Trabalhadoras e aos Trabalhadores’, nesta terça-feira (20), onde se posiciona claramente contra o golpe e em defesa do povo.

Na avaliação de João Paulo, “o golpe também é uma agressão aos trabalhadores”, com o propósito de “retirar direitos adquiridos ao longo de décadas de luta dos trabalhadores e seus sindicatos”.

“O governo de Michel Temer está propondo enormes retrocessos para o País”, afirma a carta, enumerando desde a entrega das riquezas naturais como o pré-sal, até a extinção das políticas sociais e inclusivas.

A carta ainda destaca os ataques aos direitos dos trabalhadores, como a quebra e flexibilização do sistema de proteção do trabalho e da seguridade social, o fim da valorização do salário mínimo, o afrouxamento da legislação trabalhista, aumento da jornada de trabalho, fim do 13º salário e aumento da idade mínima para aposentadoria.

“Todo este retrocesso tem as bênçãos de parte do poder judiciário, de setores da grande imprensa e do Congresso Nacional sob a liderança de Eduardo Cunha, Renan Calheiros e com o apoio de vários governadores e prefeitos, a exemplo do governador Paulo Câmara (PSB-PE) e do atual prefeito do Recife Geraldo Júlio (PSB)”, completa.

No Recife, João Paulo representa a alternativa de resgatar um projeto para a cidade que buscou sempre priorizar a parcela da população menos favorecida.

Foto: Társio Alves

Foto: Társio Alves

É o que lembra o membro da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Pernambuco, Jaime Amorim.

“João Paulo tem uma história de luta junto aos trabalhadores. Foi sindicalista, foi presidente da CUT, tem uma história também como vereador, como deputado, mas principalmente como prefeito. Foi o melhor prefeito na história do Recife”, garante.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), Carlos Veras, o atual prefeito do Recife, Geraldo Julio (PSB), desmontou todas as políticas públicas feitas nos oito anos em que João Paulo foi prefeito.

Por isso, segundo Veras, “o povo que está pedindo João Paulo de volta”.

“Ele é fruto da classe trabalhadora, faz parte disso. Seja como presidente da CUT ou como dirigente sindical. Sabermos que há um compromisso dele com essas propostas, e também porque em sua gestão anterior ele também ajudou a fortalecer várias delas”, afirma.

Jaime Amorim destaca a trajetória política de João Paulo, principalmente na construção do Partido dos Trabalhadores.

“Durante todo esse processo da construção do PT, João Paulo foi sempre fiel, sempre militante, sempre batalhador, sempre o João Paulo guerreiro. E esse João Paulo guerreiro aparece exatamente no momento em que a classe trabalhadora mais precisa”, enfatiza.

João Paulo ao lado de Jaime Amorim (MST) e Carlos Veras (CUT) Foto: Társio Alves

João Paulo ao lado de Jaime Amorim (MST) e Carlos Veras (CUT)
Foto: Társio Alves

 

Segundo o coordenador do MST, ao longo de todo o processo de construção e efetivação do golpe contra a classe trabalhadora e contra a democracia, João Paulo esteve na rua junto com a militância.

“João Paulo é a figura que representa essa resistência contra o golpe, contra a tentativa de cercear todos os direitos políticos e direitos sociais do povo. Nós achamos que João Paulo é a pessoa mais preparada, porque vai fazer da Prefeitura uma administração coerente com a necessidade hoje do povo do Recife, mas acima de tudo, vai transformar a Prefeitura e o mandato em um processo de resistência contra o golpe”, diz Amorim.

Para ele, votar em João Paulo no Recife é votar contra o golpe e votar contra os golpistas.

“Estar com João Paulo é estar a favor da democracia, é estar a favor do direito dos trabalhadores. Nenhum direito a menos. Fora Temer. Isso é votar em João Paulo”, conclui.

O próprio João Paulo, eu sua carta-compromisso, faz questão de dizer qual o seu lado.

“Eu, como ex-prefeito do Recife e ex-presidente da CUT, forjado na luta operária e sindical, me coloco como candidato a prefeito do Recife e reafirmo o compromisso de luta junto às companheiras e aos companheiros cujos direitos estão agora sob ataque”, escreve João Paulo.

Leia a carta na íntegra:

carta-aos-trabalhadores-oficial-01

Por Luana Spinillo, do Recife, para a Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Prefeitos e prefeitas do PT tomam posse em todo o país nesta sexta Brasil
PT reúne prefeitas, prefeitos e vices para atualizar Modo Petista de governar Brasil

Mais notícias

PT Cast