Wellington Dias, do PT, volta a governar o Piauí

Governador eleito promete reorganizar as finanças para acelerar o crescimento econômico e social do estado

Uma vitória expressiva garantiu o retorno do senador Wellington Dias ao governo de Piauí. Ele obteve 63,08% dos votos, e derrotou Zé Filho (PMDB), com 39, 25%; uma diferença de quase 30%. O petista governou o estado, anteriormente, por dois mandatos, entre 2003 e 2010.

Após o resultado, Dias lamentou a cobertura de alguns veículos de comunicação durante a campanha. “A verdade sempre vence, nós tivemos uma política de ódio, de mentira, de falta de ética. Tivemos gente do jornalismo, da televisão, a serviço disso, tinham que rasgar todos esses diplomas”, desabafou. Segundo ele, diversas pesquisas foram falsificadas. “Se engana quem pensa que o povo não sabe de tudo isso”, avisou o governador eleito.

Dias disse estar preocupado com as condições do Piauí até o final deste ano, mas já tem estratégias para reorganizar o estado. “Sei do tamanho da nossa responsabilidade. O povo não nos deu um cheque em branco, mas a oportunidade de um processo de mudança para que possamos acelerar o crescimento econômico e social”, avaliou.

O processo de mudança a que Dias se refere tem um programa estruturado, o Acelera Piauí, que planeja o crescimento do estado num período de 10 anos, com base no desenvolvimento humano, focado em educação e empreendedorismo. As ações foram definidas pelo PT do Piauí durante a campanha eleitoral.

O governador eleito avisou que é preciso organizar as finanças para poder ter dinheiro para investir. Segundo ele, 53% da receita do estado está comprometida com a folha de pagamento. Em 2010, Dias havia deixado esse patamar em 43% quando saiu do governo para disputar o Senado.

Além de Teresina, capital do estado, o governador quer implantar também uma área industrial na zona norte e leste do estado. E pretende terminar as obras do Porto de Parnaíba, que deveria ter ficado pronto em 2012. Segundo Dias, havia verba suficiente para finalizar a obra e o Centro de convenções, desde que ele havia deixado o governo.

“O Piauí gastava mais do que arrecadava, fazia uma obra tirando dinheiro de outro lugar”, reclamou o senador petista. “O projeto que a presidente Dilma quer para o Brasil é o mesmo que eu quero para o Piauí, nós vamos acelerar para fazer acontecer”, disse.

Wellington Dias se filiou ao PT em 1985 e foi presidente do diretório regional do partido de 1995 a 1997. Em 1992, foi vereador em Teresina. Dias foi o primeiro deputado federal eleito pelo PT no estado, em 1998. Em 2002, venceu a disputa pelo governo do Piauí no primeiro turno. Foi reeleito em 2006 e teve um governo pautado na melhoria da saúde e na assistência às pessoas com deficiência. Modernizou os meios de pagamento do estado e a capacitação do serviço público. Deixou o governo em 2010 para disputar o Senado Federal, quando foi eleito com 32,52% dos votos válidos do estado.

Por Aline Baeza, da Agência PT de Notícias