Wellington Lima assume Justiça com apoio político da base governista
Bancada do PT destaca perfil técnico e realizador do novo titular que enfrentará os desafios da Justiça em um país vigilante na defesa dos valores democráticos
Publicado em
A Bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado e na Câmara celebrou a escolha do jurista Wellington César Lima e Silva para assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O anúncio foi feito pelo presidente Lula nesta terça-feira (13) e reforça o compromisso do governo federal de compor uma equipe que alie competência técnica e comprometimento com o projeto de transformação social do país.
Para os parlamentares petistas, a chegada de Wellington César une rigor jurídico à sensibilidade social. O novo ministro assume a pasta com amplo apoio da base governista, que aposta numa gestão que seguirá atenta à defesa do Estado Democrático de Direito.
O líder da Bancada do PT na Câmara, Lindbergh Faria (PT-RJ), destacou a importância do trabalho desenvolvido pelo antecessor e os desafios atuais: “Parabenizo o ex-ministro Ricardo Lewandowski pelo trabalho à frente do Ministério da Justiça, marcado por firmeza institucional, defesa da Constituição e reconstrução da autoridade do Estado Democrático de Direito. Sua gestão deixa bases sólidas para uma política pública séria e responsável, sobretudo com as iniciativas legislativas do PL Antifacção e PEC da Segurança”.
À frente do ministério,Ricardo Lewandowski atuou em prol da estabilização das instituições e na elaboração de propostas estruturantes, como a PEC da Segurança Pública, que tem como objetivo coordenar o trabalho das forças policiais com inteligência e cooperação federativa.
O líder do Governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), também manifestou o apoio político da bancada. “Desejamos sucesso a Wellington César Lima e Silva. Que este novo ciclo seja marcado pelo diálogo, pela defesa da democracia e pelo fortalecimento das instituições. Conte conosco na luta permanente para consolidar a justiça, fortalecer a segurança pública e garantir direitos ao povo brasileiro.”
O deputado Rubens Pereira Jr. (PT-MA) enfatizou a necessidade de atuar em defesa da democracia: “Parabéns a Wellington César Lima e Silva, novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Meu mais sincero voto de sucesso e uma trajetória marcada pelo diálogo e compromisso com a democracia, a justiça e a segurança do povo brasileiro”.
O líder do governo no Senado, Jaques Wagner (BA), parabenizou o novo titular da Justiça e Segurança Pública. “Mais um baiano com longa trajetória na carreira jurídica que se destaca e assume, merecidamente, esse grande desafio. Desejo sucesso na missão de conduzir as políticas públicas na área da justiça e segurança pública. Ganha o #Brasil e ganha a #Bahia! Bom trabalho, Wellington!”.
Histórico
Wellington César possui uma trajetória sólida na magistratura e no Ministério Público. Atuou como advogado-geral da Petrobras, já foi secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República no início da atual gestão. Foi também ministro da Justiça no governo da ex-presidenta Dilma Rousseff, procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia e procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos.
Com a posse prevista para os próximos dias, o Ministério da Justiça e Segurança Pública inicia um novo ciclo, reafirmando que a segurança do povo brasileiro é prioridade no terceiro mandato do presidente Lula.
Com informações do PT na Câmara e Agência Brasil.
