Zeca Dirceu é eleito vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara
Por unanimidade, deputado federal foi confirmado para prosseguir na Comissão onde atua desde seu primeiro mandato parlamentar em 2011
Publicado em
Em votação nesta quarta-feira (23), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados concluiu a eleição de sua nova composição, escolhendo os membros que, junto com o presidente, orientarão os trabalhos nas pautas específicas pelo período de um ano, podendo ser renovado para mais um, ou seja, até o final da atual legislatura. Por unanimidade, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) foi eleito vice-presidente da Comissão de Educação, espaço em que atua desde seu primeiro mandato parlamentar em 2011 e que reflete uma grande prioridade do seu trabalho na Câmara dos Deputados.
“Sou um apaixonado pela educação e, neste espaço de destaque nacional, vou poder contribuir ainda mais para fortalecer a educação como grande prioridade no desenvolvimento humano, social e econômico do nosso país”, afirma o novo vice-presidente. Zeca é o único parlamentar paranaense que atua por mais de 14 anos ininterruptamente neste colegiado, cuja função é debater e votar os assuntos pertinentes à educação em geral, à política e ao sistema educacional, ao direito à educação no país e que trata dos recursos humanos e financeiros para a área.
Leia mais: “Merenda boa garante criança na escola”, afirma Zeca Dirceu
Entre os temas em destaque na pauta de discussões da Comissão, encontra-se a atualização do Plano Nacional de Educação – PNE, feita a cada 10 anos, em torno do planejamento, das metas, objetivos, normas e exigências que precisam ser cumpridas para o funcionamento de toda a educação.
Manifestações de apoio e orgulho paranaense
Pra a professora Marli Goulart, diretora de escola em Campo Mourão, a participação do deputado paranaense na direção da Comissão de Educação é muito importante para o segmento no estado. “Todos estamos lutando pelos mesmos objetivos e sabemos que as três esferas de poder – municipal, estadual e federal – têm de caminhar juntas”, diz. “Agradecemos pela parceria com o deputado Zeca Dirceu, que tem contribuído com a nossa escola no dia a dia, seja por investimentos, recursos destinados, seja na atuação legislativa”, completa a professora de Campo Mourão.
O diretor do Instituto Federal do Paraná em Umuarama, Carlos Dalla Nora, também ressalta a necessidade de um parlamentar do perfil aguerrido do deputado Zeca Dirceu e que entende a educação como prioridade de seu mandato para defender os interesses da população e zelar pelo papel dos institutos federais dentro do sistema de educação no país. “Ele busca sempre respeitar os interesses da população nas regiões de abrangência dos institutos federais e destes no plano de expansão do ensino profissional e tecnológico”, comenta. Para ele, a instituição cumpre um papel essencial na irradiação do desenvolvimento regional e da qualidade de vida das pessoas.
Leia mais: Governo Lula reduz limite de processados e ultraprocessados na alimentação escolar
“Desde 2011, o deputado Zeca tem contribuído muito com os debate sobre a educação, participou intensamente das conferências que resultaram na aprovação do PNE e, nos anos mais difíceis, marcados pelo descasos e pela falta de investimentos dos governos contrários à educação, Zeca Dirceu fez frente na defesa da educação pública e de qualidade diante dos ataques privatizantes. Ele sempre foi uma presença firme e confiável nossa na Câmara dos Deputados e nos enche de orgulho”, disse o professor e ex-prefeito de Porto Barreiro, João Costa.
Ele lembrou de momentos históricos cruciais, em que a atuação do deputado e sua liderança nessa causa promoveram avanços ou denunciaram retrocessos. “Ele denunciou os cortes de verba para as universidades e instituições de ensino superior no governo Bolsonaro, defendendo insistentemente o aumento dos repasses. Com a volta do Presidente Lula, ele também foi nosso representante nas decisões de recomposição do orçamento das instituições de ensino superior em todo o país, uma vitória muito grande para a inclusão dos estudantes e para toda a comunidade que depende da educação pública”, finaliza.
O vice-presidente tem, entre suas atribuições, substituir o presidente da Comissão quando este se ausenta. “Também ajuda o presidente e demais líderes partidários a montar a pauta na seleção do que será votado na Comissão e que será encaminhado para tramitação na Casa, além de presidir os trabalhos em muitas oportunidades”, descreve Zeca.
Do PT Câmara