1º de maio: Mulheres irão às ruas em defesa da aposentadoria
A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, convoca a todas para se juntarem a luta neste Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores
Publicado em
Neste 1º de maio, Dia Internacional das Trabalhadoras e dos Trabalhadores, a CUT e as demais centrais sindicais – Força Sindical, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, Nova Central, CGTB, CSB e UGT -, além da Frente Brasil Popular e Povo Sem Medo, se uniram em um ato unificado para lutar contra a perversa reforma da Previdência de Jair Bolsonaro (PSL).
As mulheres estão desde o início a frente da luta contra essa proposta de reforma que só retira os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, por isso, a importância de todas irem às ruas nessa quarta-feira (1º) em defesa da aposentadoria.
A Secretária Nacional de Mulheres do PT, Anne Karolyne, explica que “mais do que nunca nesse 1º de maio as mulheres precisam se somar aos atos e irem as ruas para lutar contra os desmontes que vêm atacando todos os nossos direitos, e que é uma violência contra nós mulheres”.
A proposta de Bolsonaro para a Previdência prejudica principalmente as mulheres, além de aumentar a idade mínima de aposentadoria de 60 para 62 anos, ela também aumenta o tempo de contribuição, de 15 para 20 anos, ignorando completamente as duplas e triplas jornadas das trabalhadoras.
“Primeiro veio a reforma trabalhista, e agora não é diferente com essa reforma da Previdência que tentam passar a todo o custo que tem um impacto principalmente na vida das mulheres, e é por isso que nós precisamos ir as ruas lutar pelos nossos direitos para que mais nenhum retrocesso aconteça com esse governo que é literalmente inimigo das mulheres”, esclareceu Anne.
Os atos ocorrerão por todos os cantos do país, e nessa data os sindicalistas irão anunciar os próximos passos para impedir a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 06/2019, que trata das profundas mudanças nas regras da aposentadoria.
Confira os locais dos atos no Brasil
São Paulo – Ato unificado no Vale do Anhangabaú, na região central da capital paulista, às 10h, com apresentações artísticas e culturais. A tarde será realizado o ato político.
Bahia – 14h – 1º de maio unificado no Farol da Barra, em Salvador.
Brasília – 13h – Ato do 1º de maio da classe trabalhadora no Taguaparque, com apresentações culturais de Vanessa da Mata, Odair José, Israel e Rodolffo, entre outras atrações locais. No 1º de maio também será celebrado os 40 anos do Sindicato dos Professores de Brasília (Sinpro-DF).
Ceará – 15h – Ato unificado na Praia de Iracema, em Fortaleza, com concentração na Avenida Beira Mar, próximo ao espigão da Rui Barbosa.
Goiás – 14h – Concentração na Praça Cívica, em frente ao Coreto. 17h – Ato político e atividades culturais com shows e outras atrações na Praça Universitária.
Mato Grosso – 16h – Ato político e cultural, com artistas regionais, na Praça Cultural do Bairro Jardim Vitória, em Cuiabá.
Mato Grosso do Sul – 9h às 12h – Ato unificado do 1º de maio na Rua Anacá com a Rua Barueri, bairro Moreninha II.
Paraíba – 14h – Caminhada com concentração em frente ao Centro de Zoonoses dos Bancários. 17 – Ato cultural no Mercado Público de Mangabeira
Pernambuco – 9h – Concentração na Praça do Derby, em Recife
Piauí – 8h – Ato do 1º de maio na Praça da Integração, em Teresina.
Rio de Janeiro – 9h às 14h – Ato na Praça Mauá, com barraquinhas para coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência, além de outras atividades organizadas pelos sindicatos e movimentos populares.
14h às 17h – Os trabalhadores e trabalhadoras sairão em bloco pelas ruas, intercalando bloco e fala política das centrais sindicais e movimentos que compõem as frentes Brasil Popular e Povo sem Medo.
Sergipe – 8h – Concentração do ato na Praça da Juventude – Conjunto Augusto Franco. Em seguida, caminhada em direção aos Arcos da Orla de Atalaia, onde ocorrerá um ato político e cultural com coleta de assinaturas do abaixo-assinado contra a reforma da Previdência.
Rio Grande do Sul
Porto Alegre – 15h – Ato na Orla do Guaíba – programação completa será definida nesta terça-feira (23)
Caxias do Sul
14h – Ato nos Pavilhões da Festa da Uva
Bagé
14h – Concentração na Praça do Coreto, com aminhada pela Avenida 7 de Setembro;
Erechim
10h – Concentração no Bairro Atlântico
Passo Fundo
14h às 17h – Ato no Parque da Gare
Pelotas
14h às 18h – Ato com mateada e atividades artísticas na Praça Dom Antônio Zattera
Santa Maria
10h às 17h – Atividades com ato ecumênico, almoço coletivo, apresentações culturais, mateada, lançamento do Comitê Regional contra a Reforma da Previdência e ato público no Alto da Boa Vista, no bairro Santa Marta.
Ijuí
14h – Concentração seguida de ato na Praça Central.
Rio Grande – (a definir)
Santa Catarina
Florianópolis
9h30 – Debates sobre a Reforma da Previdência e atividades culturais na comunidade do Mont Serrat.
Palhoça
Debates sobre a Reforma da Previdência e atividades na ocupação Nova Esperança.
Blumenau
15h – Ato público em defesa da Previdência na Praça da Prefeitura.
São Paulo (região metropolitana e inteiror)
Campinas – 9h30 – Concentração no Largo do Pará com caminhada até o Largo da Catedral
10h30 – Ato no Largo da Catedral
11h – Ida ao 1º de maio em São Paulo, no Vale do Anhangabaú
*A Missa dos Trabalhadores na Catedral será das 9h às 10h30
Osasco – 6h30 – 11º Desafio dos Trabalhadores, tradicional corrida e caminhada de rua do dia 1º de maio, com concentração a partir das 6h30.
São Bernardo do Campo
Ação Inter-religiosa
9h – Concentração na Rua João Basso, 231, com procissão até a Igreja da Matriz
9h30 – Missa
Sorocaba – 14h às 22h – O Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) organiza um ato político-cultural no Parque dos Espanhóis, com a presença de Ana Cañas, Detonautas, Francisco El Hombre, entre outros.
Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações da CUT