5º Congresso atestou a vitalidade e a abrangência do PT, diz Cantalice

O encontro recebeu delegações e propostas dos 27 estados da federação, na cidade de Salvador (BA), entre os dias 11 e 13 de junho

O 5º Congresso Nacional do PT serviu para demonstrar a vitalidade e a abrangência da legenda no cenário político brasileiro. A avaliação é do vice-presidente Nacional e coordenador de mídias sociais do partido, Alberto Cantalice. Segundo o petista, nenhuma força política no País conseguiria reunir tamanha representatividade em um só evento.

“As delegações provenientes dos 27 estados da federação, com suas especificidades e visões sobre a realidade brasileira, deram uma imensa contribuição para as avaliações e a construção de resoluções que municiarão o partido para os próximos períodos”, declarou, em sua página no Facebook.

Cantalice destacou a reunião entre os delegados em seis grupos de discussão para debater os grandes temas da política nacional e participar de um seminário no qual se avaliou, com profundidade, o cenário internacional.

Segundo o petista, outros segmentos se reuniram para discutir a temática das comunicações e das novas mídias, bem como grupos de discussão sobre a causa LGBT, movimento negro entre outros.

“A garra e a combatividade em defesa das conquistas desses 12 anos de realizações e a unidade contra as pautas do retrocesso deram o tom da maioria das intervenções de plenário”, ressaltou Cantalice.

Dados do 5º Congresso mostram que compareceram aos debates 756 dos 800 delegados do partido, sendo 373 mulheres e 383 homens. Dentre os participantes, 20% dos presentes eram jovens de até 29 anos e 30% eram negros e indígenas.

Cantalice ressaltou ainda a importância das intervenções da presidenta Dilma Rousseff, do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e do presidente nacional do PT, Rui Falcão, durante a abertura do Congresso. “Deram substância política ao fazerem a defesa do legado dos 35 anos do PT e dos 12 anos da gestão democrática e popular”, destacou o coordenador.

Na publicação em sua rede social, o vice-presidente destacou ainda o fracasso da “tempestade midiática”, engendrada, segundo ele, pelos “detratores de sempre”, que não viram o sucesso de seu intento. Segundo ele, foram infrutíferas todas as ações de cerco e aniquilamento.

“Deploram e praça pública os que apostaram e apostam numa curva descendente do nosso Partido. A realidade teima em lhes demonstrar o contrário. Curtidos na luta do povo brasileiro, a brava militância do Partido dos Trabalhadores jamais se rende”, destacou Cantalice.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast