5º Congresso: Resolução sobre Reforma Política

Em resolução aprovada durante o 5º Congresso, o PT volta a defender a convocação de uma Constituinte Exclusiva para a reforma política e reafirma compromisso com o financiamento público de campanha

O Partido dos Trabalhadores divulga, nesta quinta-feira (18), a proposta de resolução sobre Reforma Política elaborada durante o 5º Congresso Nacional da legenda. O evento foi realizado entre os dias 11 e 13 de junho, em Salvador (BA).

No texto, o partido volta a defender a convocação de uma Constituinte Exclusiva para a reforma política. Além disso, a legenda reafirma o compromisso com o financiamento público, voto em lista, paridade de gênero e o repudio ao financiamento empresarial de partidos e campanhas eleitorais

“No momento em que o Congresso Nacional, através de um golpe regimental e de uma violação à própria constituição, aprova em primeira votação, o financiamento empresarial, que abre espaço para a corrupção na vida política”, critica o documento.

Na resolução, o PT afirma que ampliará o debate sobre o projeto de reforma política com seminários estaduais; unificará as ações junto aos movimentos sociais para o fim do financiamento empresarial e por um Plebiscito para que a população possa participar das decisões sobre o tema.

“Continuará incansável na luta pela Reforma Política, que democratize verdadeiramente o Sistema Eleitoral Brasileiro, seja através da nossa coleta de assinaturas, seja através da ocupação das ruas e de todos os espaços de luta do povo brasileiro”, conclui a resolução.

Leia a o documento 5º Congresso – Proposta de Resolução sobre Reforma Política na íntegra.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast