Educação é base do emprego de qualidade, diz Dilma

600 mil novas vagas formais geradas em 2013 foram para trabalhadores com superior completo, segundo a RAIS

Para a presidenta Dilma Rousseff, a educação é uma das pontes para a criação de um mercado de trabalho mais produtivo e sustentável. Ela propõe aprofundar uma mudança que já está acontecendo. Dos 1,49 milhão de empregos formais criados no Brasil em 2013, 600 mil foram vagas preenchidas por empregados com nível superior completo.“Criamos a base para este salto no desenvolvimento colocando a Educação como base de tudo. E a Educação vai permitir que nos transformemos cada vez mais em um país de classe média; com mais emprego, mais inovação, mais produção científica e tecnologia, mais saúde, mais segurança, mais estrutura, com transporte mais adequado”, diz Dilma.

Os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2013 revelam o resultado de diversos programas do governo, que têm contribuído para melhorar a formação dos brasileiros. Hoje, o País tem 63 universidades federais e 292 Campi. Em 2013, cerca de 106 mil estudantes concluíram o ensino superior, um aumento de quase oito mil novos formandos em relação a 2012. As matrículas no ensino superior também aumentaram: atualmente são cerca de 7,2 milhões.

Por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies, o Governo Federal financiou, em 2013, mais de 3 mil estudantes de ensino superior. Outro destaque na política educacional é o espaço para alunos da educação pública nas universidades particulares. Atualmente, 34% dos estudantes na universidade estão estudando pelas políticas públicas: cotas, rede federal, Prouni,
Da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast