#SOSPetropolis: sociedade mobilizada para apoiar moradores atingidos
Temporal já provocou a morte de pelo menos 58 pessoas e deixou centenas desabrigadas. Grande parte da cidade está sem energia elétrica e sem água
Publicado em
A população do Rio de Janeiro está mobilizada para ajudar as pessoas e famílias atingidas pelo temporal que já provocou a morte de pelo menos 58 pessoas e deixou centenas de desabrigados. Lideranças populares, comunitárias, sociais, religiosas e políticas estão empenhadas na convocação e na organização de campanhas de apoio.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o número de mortos passou de 50 e há muitos desabrigados. Ainda não há informações sobre o número de desaparecidos. Outras regiões também foram atingidas, como 24 de Maio, Caxambu, Sargento Boening, Moinho Preto, Vila Felipe, Vila Militar e as ruas Uruguai, Whashington Luiz e Coronel Veiga.
O PT-RJ e os Comitês Populares de Luta Miguel Pereira e Paty de Alferes, no Rio de Janeiro, por exemplo, imediatamente organizaram uma campanha para ajudar o povo da Região Serrana, que foi atingida por uma forte tempestade na tarde desta terça-feira, 15. Os comitês foram criados para organizar a mobilização de todas as pessoas dispostas a contribuir para transformar a vida do povo brasileiro.
As doações para ajudar as vítimas da tragédia serão encaminhadas aos moradores de Petrópolis. Grande parte da cidade está coberta de lama, sem água e sem energia elétrica. As contribuições podem ser feitas em alimentos, água potávels, cobertores, roupas, itens de higiene pessoal e de limpeza.
A secretária Nacional de Movimentos Populares do PT, Lucinha Barbosa, expressa solidariedade às vítimas e alerta sobre a importância na prevenção de riscos e sobre a falta de antecipação do governo.
Mobilizaremos todos os esforços, como temos feito, em outros estados e cidades, em ações de solidariedade, para diminuir o sofrimento do povo de Petrópolis. Conclamamos aos nossos governantes no atendimento e cuidado às vitimas, abrigo, saúde, alimentação, mas principalmente, de soluções que recoloquem em segurança a população atingida a sua vida cotidiana.”
Doações
As doações podem ser entregues no endereço abaixo:
- O que doar: água, leite em pó, roupas, cobertores
- Onde: na sede do Comitê que fica no prédio do Gargarulho, sala 201 em Miguel Pereira; e no Barbatimão, na Avenida Osório Duque Estrada, 120 no Centro de Paty de Alferes.
- Email: comitepopulardelutapatymiguel@gmail.com
“Vamos ajudar, minha gente!”
A deputada federal Benedita da Silva (T-RJ), o presidente Lula e a presidenta do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, manifestaram solidariedade em suas redes sociais. O presidente Lula apelou para a união da sociedade, autoridades e servidores públicos para reconstruir a cidade, auxiliar os desabrigados e reparar os danos causados pela chuva. “Vamos ajudar, minha gente”, convocou Benedita.
Vamos ajudar, minha gente! #SOSPETROPOLIS https://t.co/fA4A6FfLzP
— Benedita da Silva (@dasilvabenedita) February 16, 2022
Muito triste as imagens da tragédia das chuvas em Petrópolis. Perdas humanas e materiais que nos entristecem profundamente. Vamos nos mobilizar para ajudar as famílias atingidas no que for preciso. Muita força a todos.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) February 16, 2022
Toda minha solidariedade ao povo de Petropolis! A cidade vive mais uma tragédia provocada pelas fortes chuvas e precisamos ser solidários. O PT ja está coletando doações e contamos com a sua ajuda. Colabore como puder!
Ponto de coleta:Rua Sete de Setembro,164,Centro.Das 10 às 17 pic.twitter.com/I8FLsxlM49— Lindbergh Farias (@lindberghfarias) February 16, 2022
Da Redação, com informações do G1