Violência Política| Vereadora do PT sofre agressões verbais machistas

A parlamentar Karla Coser do PT da cidade de Vitória (ES) foi hostilizada durante a sessão ordinária por um vereador bolsonarista.

Na última quarta-feira, a vereadora Karla Coser do PT, da cidade de Vitória (ES), foi vítima de violência política por um vereador  durante uma sessão ordinária. O ataque aconteceu quando a Câmara estava discutindo um projeto de Lei  do Conselho da Mulher da cidade de Vitória.

“O conselho tinha mandando uma emenda, e eu estava sendo interlocutora. E por questões políticas, sobretudo, por perseguição partidária ao PT, a emenda não foi aprovada. Logo, os vereadores que votaram contra, acharam que derrotaram a minha pessoa, mas na verdade foi um desrespeito ao Conselho Municipal. Neste momento fui atacada verbalmente pelo vereador bolsonarista”,explica .

O vereador é  Gilvan Aguiar do partido Patriota, na ocasião, proferiu frases de cunho machista “mimada ” e que vai providenciar uma “mamadeira e chupeta”, atos assim,  significa táticas de  infantilizar e colocar a vereadora como imatura, para descredibilizar e reafirmar que aquele espaço não pertence às mulheres.

A parlamentar explicou que violência política de gênero, infelizmente, é uma realidade diária na Câmara de Vitória, e que já vem acontecendo violências como essa desde o início do mandato.  “Falas interrompidas, desqualificação do meu mandato e ataques à minha pessoa”, relembra. 

O mandato já tomou providências do caso, sendo que o mesmo vereador já têm ocorrências de racismo religioso e danos morais.

“Não podemos naturalizar determinadas violências, eu acredito numa política completamente diferente feita por esses homens. Por mais mulheres na política para que não tenhamos situações como estas”, desabafou. 

A secretaria nacional de mulheres do PT se solidariza com a companheira, e reafirma que luta diuturnamente contra a violência política de gênero e suas práticas cotidianas.  

Conceitua a violência política contra a mulher como “toda ação, conduta ou omissão com a finalidade de impedir, obstaculizar ou restringir os direitos políticos da mulher, bem como qualquer distinção, exclusão ou restrição no reconhecimento, gozo ou exercício dos seus direitos e das suas liberdades políticas fundamentais, em virtude do sexo”.

Conheça Karla Coser 

É advogada e vereadora em Vitória/ES pelo Partido dos Trabalhadores.  É PresidentA da Comissão de Defesa e Promoção dos Direitos das Mulheres na Câmara de Vereadores de Vitória.

Desde cedo atua na política, seja ela partidária ou de movimentos, como no Centro Acadêmico da Universidade Federal do Espírito Santo, no Conselho Municipal da Juventude de Vitória e na Juventude do Partido dos Trabalhadores.

Mais recentemente, contribuiu na construção da ONG Alveare, de atenção à saúde reprodutiva e sexual das mulheres, e também ajudou a fundar o coletivo Juntas e Seguras, para que meninas e mulheres vivam livres de violências.

Dandara Maria Barbosa , Agência Todas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast