Nota de Solidariedade a Cuba

Executiva Nacional do PT repudia a inclusão do país na lista de países terroristas pelo governo dos Estados Unidos, o que representa um ataque infundado e injusto ao povo cubano

Site do PT

CEN/PT

A inclusão de Cuba na lista de países terroristas pelo governo dos Estados Unidos representa um ataque infundado e injusto ao povo cubano. A ilha caribenha, reconhecida internacionalmente por seu compromisso com a solidariedade e a igualdade social, tem sido alvo de constantes pressões e sanções econômicas que sufocam sua economia e ferem gravemente os direitos e a qualidade de vida de sua população.

O Partido dos Trabalhadores, por meio de sua executiva nacional, expressa seu total repúdio a tais medidas, compreendendo-as como flagrantes violações à soberania e autodeterminação de um país que historicamente tem resistido às imposições externas em defesa de sua dignidade e independência.

Enquanto o mundo enfrenta desafios sociais e econômicos cada vez maiores, é imprescindível que sejam fortalecidos laços de cooperação e fraternidade entre as nações, ao invés de se intensificar embargos e medidas unilaterais que somente aprofundam as desigualdades e ampliam o sofrimento dos mais vulneráveis.

O PT se solidariza com Cuba e reitera seu compromisso com a defesa dos princípios da paz, da justiça social e da cooperação internacional como únicas bases sólidas para a construção de um mundo mais justo e solidário.

Reiteramos nosso apoio incondicional ao povo cubano, que merece ser reconhecido e respeitado por sua trajetória de luta e solidariedade.

Recebam nossa calorosa saudação petista!

Brasília, 02 de julho de 2024

Comissão Executiva Nacional do PT