Para ministro Henrique Paim, o Enem está consolidado

Exame teve cerca de 1,5 mil eliminações e 28,6% de abstenções. Gabarito será divulgado até quarta-feira (12) pelo Inep

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) pode ser considerado o exame de números grandiosos. Realizado no último fim de semana, as provas foram aplicadas em 1.752 municípios, em 17.367 locais de provas. No total, 8,7 milhões de pessoas inscreveram-se no principal teste para ingresso no ensino superior público brasileiro.

De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação, foi registrada queda na abstenção dessa edição de 28,6% dos candidatos em 2014, contra 29,7%, em 2013. Para o ministro da pasta, Henrique Paim, o exame está consolidado. “Tivemos um Enem tranquilo, o que demonstra a consolidação do processo. A logística aperfeiçoada a cada ano mostra resultados”, afirmou em entrevista coletiva concedida no domingo (09).

Em dois dias de provas, 236 inscritos foram eliminados por uso indevido de telefones celulares. O número total das eliminações, divulgado de forma ainda preliminar, chegou a 1,5 mil.

“Isso é lamentável, mas nós vamos continuar aperfeiçoando esse processo, ampliando o rigor para que qualquer tipo de situação, de perturbação ou de fraude no exame, seja coibida e garanta a isonomia de cada um que faz o Enem”, comprometeu-se o ministro.

Em postagem no Twitter logo após o término do segundo dia de provas, a presidenta Dilma Rousseff falou sobre o sucesso na organização do exame. A nota do Enem também pode ser utilizada como forma de ingresso no Programa Universidade Para Todos (Prouni), Financiamento Estudantil (Fies), Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do Ciência Sem Fronteiras.

“O Enem 2014 foi um sucesso de organização. A consolidação do Enem permite que mais estudantes possam ter acesso às oportunidades criadas pelo Sisu e entrar na universidade pública”, explicou Dilma.

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 12 de novembro, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Por Mariana Zoccoli, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast