Enem tem recorde de inscritos: 8,7 milhões de brasileiros

Acesso ao ensino superior fez número de candidatos mais que dobrar para as provas deste fim de semana, em todo o Brasil

MEC enviou emails e mensagens de celular para candidatos, segundo o ministro da Educação, Henrique Paim (D)

Cerca de 8,7 milhões de candidatos farão, neste fim de semana, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). As provas terão início às 13 horas, no horário de Brasília, nos dois dias. O número de inscritos é um recorde: 21,6% maior em relação a 2013, e mais que o dobro registrado em 2009, quando o exame foi reformulado para ser usado como acesso ao ensino superior.

No primeiro dia, os estudantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de história, geografia, filosofia, sociologia, química, física e biologia. No domingo, os participantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática, língua portuguesa, literatura, artes, educação física, tecnologias da informação e comunicação e língua estrangeira, além da redação.

Para combater a abstenção, que no ano passado chegou a dois milhões de inscritos, o MEC enviou, na quinta-feira (6), mensagens de celular e e-mails para que os candidatos não faltem ao exame. “Estamos aguardando os resultados de domingo para verificar se as medidas de alerta aos faltantes dos anos anteriores estão fazendo efeito. Eles estão sendo alertados para que evitem faltar”, explicou Paim, em coletiva.

Hoje, o Enem é requisito para seleção de alunos em 115 universidades federais, estaduais e institutos de tecnologia por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota do exame também é usada em outros programas do governo federal, como o ProUni, que oferece bolsas de estudo parciais e integrais em instituições privadas, o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e serve como certificação de conclusão do Ensino Médio.

Uma média final acima de 600 pontos credencia para o acesso ao programa Ciência sem Fronteiras na modalidade graduação sanduíche, que distribuiu 40 mil bolsas de estudo em universidades estrangeiras.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as mulheres representam 58,11% candidatos (mais de 5 milhões) e 57,91% dos inscritos se declararam negros e 37,7%, brancos.

Atendimento especial – Do total de candidatos, 76.676 declararam que têm necessidades especiais, 36.385 solicitaram atendimento especializado e outros 92.972 pediram atendimento específico.

O atendimento especializado é oferecido aos participantes com baixa visão, cegueira, deficiência física, deficiência auditiva, surdez, deficiência intelectual, surdo-cegueira, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia (dificuldade ao calcular) ou outra condição especial. Eles contarão com sala de mais fácil acesso (para 15.115 participantes), prova superampliada (6.768) e auxílio para transcrição (6.328).

O atendimento específico será oferecido a gestantes, lactantes, idosos, estudantes em classe hospitalar e os sabatistas que, por convicção religiosa, guardam os sábados (62.396 participantes). As lactantes são 13.882; as gestantes, 9.256.

Logística – O Enem será aplicado em 1.752 municípios, com 17.367 locais e um total de 242.948 salas. Para garantir a logística do exame, o MEC contará com o apoio das Forças Armadas. A Marinha e a Força Aérea Brasileira (FAB) distribuirão as provas em 62 localidades de difícil acesso na região amazônica.

O Exército também participou com 53 organizações militares fazendo a guarda das provas, que foram impressas em São Paulo. O acordo entre as Forças Armadas e o Ministério da Educação teve início em 2009 para assegurar que os exames não cheguem às mãos indevidas ou sejam utilizados de forma criminosa.

Por Tiago Falqueiro, da Agência PT de Notícias