Edinho Silva: COP30 é fundamental para começar a reverter crise climática
Presidente do PT, dirigentes e militantes petistas participam de barqueata, ato político, plenária e abertura da Cúpula dos Povos ma COP30 em Belém do Pará
Publicado em
Nesta quarta-feira (12), o presidente nacional do PT, Edinho Silva, e os dirigentes nacionais do Partido dos Trabalhadores presentes na COP30 participam de uma extensa agenda política, que ocorre nos espaços da Conferência na capital paraense.
As atividades da agenda paralela da Conferência do Clima tiveram início na manhã desta quarta-feira com uma “Barqueata”, que contou com a participação de mais de 200 barcos, entre canoas, barcos e navios, vindos de várias comunidades ribeirinhas que se somaram às delegações nacionais e internacionais totalizando cerca de cinco mil pessoas de movimentos sociais de 62 países. A mobilização é um ato de resistência ao uso de combustíveis fósseis e em defesa dos territórios e dos chamados “maretórios”.
O presidente Edinho Silva falou aos participantes da barqueata, e durante entrevista ao vivo à TVT, quando lembrou as palavras do presidente Lula que reforçaram que a COP30 seria a conferência onde prevaleceria a ciência.
“Essa COP tem um papel fundamental, como bem disse o presidente Lula na sua abertura, com relação à urgência climática que avança de forma assustadora, ou seja, nós estamos num processo de aquecimento global, onde os dados só mostram o agravamento da situação. O Brasil vive as consequências dessa urgência climática, como o mundo também vive. Então, quando o presidente Lula afirma que essa é a COP onde a ciência e a racionalidade terão que vencer o negacionismo, e eu não tenho nenhuma dúvida disso. Os debates serão travados nesse sentido, da importância de nós avançarmos nas medidas de preservação das nossas florestas, das florestas tropicais, de recuperação das áreas degradadas, para que a gente possa efetivamente tomar medidas que revertam o processo de aquecimento global”, ressaltou.
Leia mais – Lula manda recado aos negacionistas na abertura da COP30
Edinho reforçou a proposta de desenvolvimento para a região amazônica, onde a preservação da floresta ocorra juntamente com a construção de oportunidades, principalmente para a juventude da região amazônica.
“Nós queremos a preservação ambiental, nós queremos a floresta em pé, mas também nós queremos perspectiva de desenvolvimento econômico para essa região de forma sustentável. Queremos produção de riqueza, distribuição de riqueza, queremos que efetivamente nós possamos gerar um ambiente de prosperidade, para que a juventude dessa região, da região amazônica, não tenha que abandonar seu lugar para poder sonhar com o futuro. Então, nós queremos, a partir de amanhã, começar esse debate. Eu sei que é um longo debate, é um longo processo, mas nós começamos a dar os primeiros passos, onde o Partido dos Trabalhadores consiga, efetivamente, a apresentar diretrizes de uma proposta de desenvolvimento para essa região”.
Assista no vídeo abaixo a Barqueata desta quarta-feira (12), em Belém
Ato político, plenária de cutistas e Cúpula dos Povos
Ainda nesta quarta-feira, o presidente Edinho Silva e os dirigentes nacionais do PT participam de uma série de atividades políticas programadas para os períodos da tarde da noite.
A partir das 14h, será realizado um Ato Político do Seminário do Encontro Internacional de Comunidades Atingidas por Barragens e Crise Climática, que acontece no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) da Universidade Federal do Pará – UFPA (Rua Augusto Corrêa, 01 – Bairro Guamá”
Ainda na parte da tarde, das 14h30 às 15h30, será realizada a Plenária das CUTIstas e dos CUTistas na COP 30, no Espaço CUT na Cúpula dos Povos, localizado na UFPA, nos auditórios 1 e 2 – Setorial Básico.
Às 16h acontece o Amazônia Fala: Comunicação Popular e Democracia na Era da Crise Climática na FACOM UFPA – Auditório do PPGCOM – UFPA. Também às 16h será realizado o Fórum Democrático de Desenvolvimento Regional, no Espaço da Assembleia Legislativa do Pará, na Zona Verde da COP.
E às 17h será realizada na Universidade Federal do Pará a abertura da Cúpula dos Povos, que será um espaço autônomo e de resistência popular durante o período de 12 a 16 de novembro. A Cúpula dos Povos reúne mais de 1.100 movimentos sociais, entre e organizações da sociedade civil.
Veja aqui a íntegra da Programação do PT na COP30 e saiba como participar
Da Redação
