AC: Tião Viana anuncia medidas para socorro à população

Capital do Acre sofre enchente histórica. “Uma tragédia de consequências ainda não medidas”, disse governador Tião Viana

O governador do Acre, Tião Viana (PT), e o prefeito de Rio Branco, Marcus Alexandre, anunciaram nesta segunda-feira (2) medidas emergenciais para auxiliar as cidades atingidas pelas cheias do Rio Acre nos últimos dias. Após decretar estado de calamidade pública, na capital do estado, no domingo (1º), o governador determinou ponto facultativo nesta segunda e terça-feira (2 e 3), e a interdição das pontes do Centro.

A capital enfrenta uma das maiores enchentes da história da cidade. Nas últimas horas o volume de água atingiu a marca de 17,79 metros. São mais de seis mil pessoas desabrigadas.

Os municípios de Xapuri e Brasileia, no interior do estado, também foram afetados por cheias históricas. “Já solicitei a construção de pelo menos mil casas na região de Brasileia. Estamos vendo isso, é uma situação muito complicada que o Acre vive neste momento”, declarou o governador.

“Essa é uma tragédia de consequências ainda não medidas. Não sabemos o que pode ocorrer nas próximas horas”, declarou Viana, em coletiva de imprensa. Segundo ele, o governo e a prefeitura estão operando juntos e recebendo o suporte necessário do governo federal.

O estado recebeu do Ministério da Integração Nacional 17 mil kits humanitários e kits de medicamentos, distribuídos para oito municípios afetados.

O governador disse ainda que a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia estudam oferecer linhas de crédito para ajudar as famílias afetadas pela enchente.

Assista ao vídeo da entrevista

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast