Acompanhe a filiação de Douglas Belchior ao PT, com participação de Lula

Lula, Haddad e outras lideranças do Partido dos Trabalhadores dão as boas-vindas ao líder do movimento negro no Brasil, fundador da UNEafro. Evento tem transmissão pela internet a partir das 20h desta segunda-feira (6)

Site do PT

Assista aqui ao ato de filiação

Importante liderança do movimento negro no Brasil, Douglas Belchior é um dos mais novos filiados ao Partido dos Trabalhadores. E as boas-vindas ao historiador serão dadas pelo ex-presidente Lula e pelo ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, entre outras lideranças petistas, em evento na noite desta segunda-feira (6), em São Paulo, com transmissão ao vivo pela TvPT, a partir das 20h (para assistir, clique no vídeo abaixo).

Aos 43 anos, Belchior tem intensa atuação política desde a adolescência. Em 2008, fundou a UNEafro, organização que luta pelos direitos humanos para a população negra e periférica por meio da educação popular, tendo como trabalho mais conhecido os cursinhos pré-vestibulares comunitários que atendem jovens e adultos oriundos de escolas públicas e que sonham em ingressar no ensino superior e no serviço público.

Também concorreu à Câmara dos Vereadores de São Paulo pelo PSol, em 2018, e articulou a criação da Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 organizações do movimento negro de todo o Brasil e vários outros países. O grupo apresentou um dos pedidos de impeachment de Jair Bolsonaro e foi responsável por denunciar, na Corte Interamericana de Direitos da OEA, que as políticas de segurança implementadas pelo atual presidente e pelo ex-ministro da Justiça Sergio Moro agravam o genocídio da juventude negra e pobre brasileira.

Em artigo publicado no último domingo (5), na Folha de S. Paulo, Douglas Belchior defendeu a união da esquerda contra Bolsonaro. “Temos o desafio e a necessidade de construir uma frente ampla para, no curto prazo, derrotar Jair Bolsonaro nas eleições de 2022 e, no longo prazo, enfrentar o bolsonarismo —feito erva daninha, ele continuará brotando nas esquinas do nosso país. Se há uma força política trabalhando efetivamente para essa construção e que está dialogando com os diferentes, apesar de tantas feridas ainda abertas, são o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-prefeito paulistano Fernando Haddad e o Partido dos Trabalhadores“, escreveu.