Aécio é uma ameaça aos anseios da juventude, diz Paulo Teixeira

Objetivo da mobilização nas universidades paulistas é atrair eleitores de Luciana Genro e simpatizantes de Marina

unnamed

“Eles querem os jovens no banco dos réus, nós queremos nas escolas”, discursou Teixeira

O deputado federal petista Paulo Teixeira afirmou que Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência, é uma ameaça ao país que a juventude tanto anseia. “O Aécio representa forças políticas neoliberais e conservadoras. Eles querem os jovens no banco dos réus, nós os queremos nas escolas”, afirmou, diante de universitários, em ato de apoio à Dilma realizado, nesta terça-feira (21), na PUC-SP.

Teixeira lembrou que a universidade, durante a ditadura militar, exerceu importante papel de resistência. E hoje, décadas depois, vai marcar as eleições com a virada de Dilma, acredita. “Vocês representam o projeto progressista que queremos dar continuidade”, falou.

Na mesma linha de raciocínio, o professor de Direito Constitucional da PUC, Pedro Estevam, avaliou que os próximos quatro anos serão muito duros devido à nova composição do Congresso Nacional, “repleto de fundamentalismo religioso”.

Para ele, a eleição de Aécio pioraria o quadro, devido ao risco de alinhamento ideológico. “Aécio está  refém de forças políticas que representam o pior da nossa sociedade, daqueles representam privilegio. É nós queremos direitos, pois privilégios são para poucos”, discursou Estevam.

O vereador petista Conrado Carrasco, um dos mais jovens políticos eleitos de São Paulo, voltou à PUC, onde se formou, para participar do evento. Segundo ele, é importante a juventude se engajar, como nas manifestações de junho do ano passado,  e participar intensamente da campanha nesta reta final. “1/4 da população brasileira é jovem e tem o poder de fazer essa manifestação pró-Dilma, pela continuidade de um projeto que é mais progressista”, disse ele.

À frente da organização do evento, o ex-estudante de direito da USP, Luccas Bernacchio, explicou a intenção do evento: disseminar no espaço acadêmico a ideia de que a juventude não está com Aécio. “A polarização dos dois projetos dos dois candidatos é muito grande e o Aécio representa retrocesso. Estamos focando principalmente nos eleitores da Luciana e da Marina, que tendem a ser mais progressistas”, afirmou.

Para a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Carina Vitral, a mobilização da juventude está mais intensificada nos últimos dias antes do pleito. Ela avaliou que os eventos de ontem em Itaquera e, agora, na PUC refletem essa tendência. “O povo se levantou para barrar os retrocessos e podemos ver isso nos resultados da última pesquisa DataFolha”, disse, ao referir-se à abertura de vantagem de  três pontos de Dilma Rousseff sobre Aécio, nas últimas pesquisas.

Fora do armário – Um dos lemas do ato de hoje foi “Saia do Armário”. O mote encabeçado pela organização conclama os estudantes a terem orgulho de manifestar preferência por Dilma. “A ideia é que a partir da fala dos professores que eles admiram, os estudantes se sintam encorajados a declarar seu apoio à candidata”, acrescentou Bernacchio.

Por Camila Denes, da Agência PT de Notícias