Economista Márcio Pochmann confirmado para a presidência do IBGE

Ministros e lideranças políticas manifestam apoio e confiança no nome do economista, que tem perfil técnico e experiência em gestão, para conduzir o órgão federal

Elza Fiúza / Agência Brasil

Economista Márcio Pochmann será o novo presidente do IBGE

O economista Márcio Pochmann foi anunciado nesta quarta-feira (26) como novo presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O anúncio foi feito pelo ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom).

Márcio Pochmann tem perfil técnico, acadêmico e também experiência profissional em gestão pública graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pós-graduado em  Ciências Políticas pela Associação de Ensino Superior do Distrito Federal, doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas e pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho.

Pochmann foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entre 2007 e 2012 e também presidiu a Fundação Perseu Abramo (do Partido dos Trabalhadores), entre 2012 a 2020. Atualmente, ele presidia o Instituto Lula, com sede em São Paulo.

Pelo Twitter, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, enalteceu a indicação de Márcio Pochmann por ele ter ” um olhar aguçado para as pesquisas na área social” e por ser um “democrata que pensa um Brasil mais justo”.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou não ver problemas com a escolha do nome de Márcio Pochmann  para dirigir o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e que ele não terá dificuldade de trabalhar, pois “Tebet e Pochmann são  pessoas disciplinadas e leais ao presidente Lula”.

Também pela sua rede social, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, parabenizou Márcio Pochmann pela confirmação do seu nome para o IBGE.

O deputado Rogério Correia , do PT-MG, comemorou a ida de Pochmann para presidir o IBGE e lembrou que ele é especialista em desenvolvimento e políticas públicas.

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) considerou como “ótima” a notícia da confirmação de Pochmann no IBGE e destacou que “ele tem todo o preparo e coragem para gerenciar os desafios da identificação, análise e monitoramento da nossa população e territórios”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast