No Agosto Lilás, mês de conscientização e enfrentamento à violência contra as mulheres, a rede de proteção ganha destaque. A campanha deste ano também marca os 20 anos da Lei Maria da Penha. A legislação criou mecanismos para prevenir e enfrentar a violência doméstica e familiar contra as mulheres e ampliou as medidas de proteção, assistência e garantia de direitos.
Ao longo dessas duas décadas, a Lei Maria da Penha contribuiu para fortalecer a rede de atendimento às mulheres, como a criação das Casas da Mulher Brasileira, que garantem acolhimento, segurança e acesso a direitos.
As Casas oferecem atendimento psicossocial, delegacia especializada, Defensoria Pública, Ministério Público, acesso à Justiça, encaminhamento para a rede de saúde, transporte e ações de promoção da autonomia econômica. Algumas unidades também contam com alojamento de passagem, brinquedoteca e Patrulha ou Ronda Maria da Penha.
Veja onde ficam as 13 unidades da Casa da Mulher Brasileira:
Centro-Oeste
- Ceilândia (DF): CNM 1, Bloco I, Lote 3
- Campo Grande (MS): Rua Brasília, Lote A, Quadra 2, s/n – Jardim Imá
Nordeste
- Salvador (BA): Avenida Tancredo Neves – Caminho das Árvores, ao lado do Hospital Sarah
- Fortaleza (CE): Rua Tabuleiro do Norte com Rua Teles de Sousa, s/n – Couto Fernandes
- São Luís (MA): Avenida Professor Carlos Cunha, 572 – Jaracaty
- Teresina (PI): Avenida Roraima, 2563 – Aeroporto
- Aracaju (SE): Centro Administrativo, Avenida D, 200 – Capucho
Norte
- Macapá (AP): Rua Floriano Waldeck, 1278 – São Lázaro
- Ananindeua (PA): Avenida Cláudio Sanders, 28 – Centro
- Boa Vista (RR): Rua Uraricoera, s/n – São Vicente
- Palmas (TO): Quadra ACSE-90 (902 Sul), Avenida NS-02 – Plano Diretor Sul
Sudeste
- São Paulo (SP): Rua Vieira Ravasco, 26 – Cambuci
Sul
- Curitiba (PR): Avenida Paraná, 870 – Cabral
Ligue 180: informação, orientação e denúncia
Mesmo quando não há uma Casa da Mulher Brasileira na cidade, mulheres em situação de violência podem procurar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
O Ligue 180 oferece informações sobre direitos e sobre os serviços da rede de atendimento, além de receber e encaminhar denúncias aos órgãos competentes. Qualquer pessoa pode fazer uma denúncia, mesmo que não seja a vítima. Em caso de emergência, a orientação é acionar a Polícia Militar pelo telefone 190.
Os canais de atendimento são:
- Telefone: 180
- WhatsApp: (61) 9610-0180
- E-mail: ligue180@mulheres.gov.br
- Videochamada em Libras: disponível pelo serviço do Ligue 180