ALESP solicita aprofundamento de investigações sobre atentado contra Instituto Lula

Documento enviado à Secretaria de Segurança Pública foi assinado por 33 parlamentares de diferentes partidos

A Assembleia Legislativa de São Paulo solicitou à Secretaria de Segurança Pública do Estado o aprofundamento da apuração sobre o atentado sofrido pelo Instituto Lula no dia 30 de julho. O documento foi assinado por 33 deputados de diversos partidos e articulado pelo deputado estadual petista João Paulo Rillo.

De acordo com matéria publicada no site do parlamentar, o texto do pedido declara que o atentado deixou “marcas profundas no coração daqueles que acreditam e lutam pelo pleno funcionamento do Estado Democrático de Direito”.

Na noite de 30 de julho, uma bomba caseira foi arremessada na direção do Instituto. Não houve feridos. Diversas manifestações de apoio à entidade foram realizadas. Entre elas, o abraçaço que mobilizou diversos movimentos sociais.

O próximo ato está marcado para 16 de agosto, quando haverá uma vigília em frente ao prédio do Instituto. “Será uma vigília contra a intolerância e em defesa do legado do companheiro Lula, a maior liderança da classe trabalhadora brasileira, que tem sido alvo de ataques de intolerantes e fascistas”, declarou o presidente da CUT, Vagner Freitas.

Ainda segundo a matéria, o deputado Rillo se encontrou na quarta-feira com o delegado, José Ricardo Arruda Marchetti, responsável pelas investigações e com o ex-delegado e assessor da bancada do PT na Assembleia Legislativa, Maximino Fernandes Filho.

Durante a reunião, o delegado explicou que aguarda liberação das imagens pela Companhia de Engenharia de Tráfego do Estado para dar continuidade às investigações.

Subscreveram o documento deputados do PSB, PP, PTB, PSDB, PV, PRB, PMDB, PCdoB, SDD, PR, PSC e PSL. “Não é preciso ser do partido de Lula para chegar à conclusão óbvia que o fato não pode ficar sem a devida apuração e punição aos responsáveis”, informaram no texto.

De acordo com Rillo, todos os deputados abordados apoiaram e assinaram o pedido. “É um gesto em defesa da democracia e em respeito a uma figura pública”, ressaltou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do site do deputado João Paulo Rillo