Alexandre Padilha

Médico formado pela Universidade de Campinas (Unicamp), especializado em Infectologia pela USP, Alexandre Rocha Santos Padilha é o novo reforço da Bancada do PT na Câmara dos Deputados na próxima Legislatura. O quarto deputado mais votado na bancada petista de São Paulo, com 87.576 votos, Padilha trará para o Legislativo a experiência que acumulou desde a sua atuação no movimento estudantil na década de 90. Filiado ao PT, ele traz na bagagem a coordenação da campanha do ex-presidente Lula em 1989 e 1994. No Executivo, Padilha assumiu em 2011, a Secretaria de Relações Institucionais e foi ministro da Coordenação Política do Governo Lula.

Na gestão da presidenta Dilma Rousseff, foi ministro da Saúde e se destacou como o principal responsável pela implantação do Programa Mais Médicos. Na Prefeitura de São Paulo, na gestão de Fernando Haddad, exerceu o papel de secretário de Saúde do Município. No PT, Padilha exerce atualmente a função de vice-presidente Nacional do PT.