Alunos de SP poderão tirar dúvidas sobre trabalho escolar em novo portal

Plano de Navegação do Autor-Aluno atenderá 61 mil estudantes do ensino fundamental, em 546 escolas públicas

A Prefeitura de São Paulo, comandada pelo petista Fernando Haddad, lançou o Plano de Navegação do Autor-Aluno, um portal que oferecerá informações necessárias para o desenvolvimento do Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA), obrigatório para estudantes que estão concluindo o ensino fundamental, na rede pública. O plano atenderá 61 mil alunos do 9º ano, de 546 escolas.

Para obter o diploma, todos os alunos devem desenvolver o TCA, que é obrigatório desde 2013 pelo Programa Mais Educação São Paulo. A iniciativa reorganizou esta etapa do ensino em três ciclos: Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), Ciclo Interdisciplinar (4º ao 6º ano) e Ciclo Autoral (7º ao 9º ano).

O TCA é um trabalho que se inicia no 7º ano, por meio de pesquisas que levem os alunos a perceberem os desafios locais ou globais que mais os inquietam. A partir dessa constatação, é definido um tema de trabalho e se inicia a elaboração de um projeto para enfrentar esses desafios. No final do 9º ano, o TCA deve ser concluído e apresentado.

O trabalho pode ser apresentado nos formatos de sites, blogs, documentários, programa de rádio, revista ou jornal. Para auxiliar os estudantes na escolha, o Plano conta com o “Manual de Reportagem Imprensa Jovem”, elaborado em 2005 por Carlos Alberto Mendes de Lima, idealizador do projeto Imprensa Jovem.

Além do Plano de Navegação do Autor-Aluno, os estudantes contarão com mais uma ferramenta no processo de produção do TCA. Será disponibilizado, a partir de outubro, o portal “Tá na Rede”, onde os alunos poderão publicar e compartilhar seus projetos.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Secretaria Municipal de Educação de SP.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast