Após eleição de Lula, investimentos da Bolsa sobem em educação e caem em armas

Investidores apostam em ativos favoráveis ao novo governo. Cogna e Yduqs, empresas do setor de educação, tiveram seus papéis negociados com valorização de 3,46% e 5,42%, respectivamente

Site do PT

Novos tempos: Após eleição de Lula, Educação sobe e fábrica de armas cai na Bolsa de Valores. Foto: Divulgação

A prosperidade econômica com Lula na presidência do Brasil começa a dar o ar de sua graça. Investidores da Bolsa de Valores brasileira favorecem a educação e desprestigiam a fabricação de armas.

Na últiima segunda-feira, 31, um movimento de rotação de ações deu preferência aos ativos que podem ser favorecidos com a troca de governo.

No domingo, 30, o Brasil da Esperança provocou volatilidade nos principais índices do mercado local. Ao final do dia de negociações, o saldo foi positivo. O Ibovespa fechou em alta de 1,31%.

Cogna e Yduqs, empresas do setor de educação, tiveram seus papéis negociados com valorização de 3,46% e 5,42%, respectivamente.

Com o histórico do legado do PT na educação e no desarmamento brasileiro, a expectativa sobre esses ativos cresce na inclusão do setor privado nas políticas de expansão do ensino superior, como em programas como o ProUni (Programa Universidade para Todos).

Em um dos seus discursos, “Lula disse que o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o ProUni vão voltar”.

Leia mais: Lula: “Ciência e educação devem ser alavancas para a redução da pobreza”

Ativos de fabricação de armas cai

Em situação oposta, as ações da Taurus terminaram o dia em queda de 4,67%. A fabricante de armas alcançou ampla valorização durante o desgoverno de Bolsonaro, que é defensor do armamento no país.

Com Bolsonaro, o número de pessoas com licenças registrou aumento de 473% e, de 2018 até o início deste mês, as ações da Taurus subiram cerca de 670%.

Leia mais: Segurança Pública terá ministério e retomada do Estatuto do Desarmamento, diz Lula

Estatuto do Desarmamento salvou 160 mil vidas em dez anos

Os primeiros dez anos de vigência, o Estatuto do Desarmamento evitou 160 mil mortes. Antes da lei que estabeleceu regras e restringiu o acesso a armas e munições, em 2003, o índice de homicídios por arma de fogo crescia a 8% ao ano.

Em 2004 e 2005, houve a primeira queda. Dos anos seguintes até 2012, o índice voltou a crescer, mas em percentual bem menor, de 0,2%.

As informações são do Instituto Sou da Paz, que participou da formulação e aprovação da Lei 10.826/2003.

Aumento de renda, transporte aéreo, turismo e varejo

Após a vitória de Lula, o mercado acionista também traz de volta bons ventos para diversos setores potencialmente beneficiados com o aumento da renda das famílias, como transporte aéreo, turismo e varejo.

As companhias aéreas Gol e Azul dispararam 8,83% e 8,91%. A operadora de viagens CVC avançou 9,63%.

A Alpargatas ganhou 9,04% diante da perspectiva de políticas voltadas para a melhora da renda no país.

Da Redação, com informações da Folha de S. Paulo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast