Apostar na cultura para aprofundar democracia e reconstruir o país

Entre as propostas da Secretaria de Cultura do PT e do NAPP da FPA está a reconstrução do Ministério da Cultura. Documento público para promover o debate com a comunidade cultural foi lançado nesta quinta-feira

Site do PT

PT e Fundação Perseu Abramo lançam agenda de reconstrução e retomada das políticas culturais no Brasil

A Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT) e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas (NAPP) da Fundação Perseu Abramo (FPA) lançaram nesta quinta-feira, 24, em uma live um documento público com diretrizes para um programa de reconstrução e retomada das políticas culturais do Brasil.

Entre as propostas estratégicas estão a reconstrução do Ministério da Cultura – como Lula afirmou –, a reconstituição de instituições de governança cultura fundamentais como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Fundação Palmares, Biblioteca Nacional e Cinemateca Nacional.

Em entrevista ao Jornal Rádio PT nesta sexta-feira, 25, o secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (PT), Márcio Tavares, ressaltou que compromissos fundamentais foram apontados para que haja movimentação na relação com a comunidade cultural, fazedores de cultura e artistas, que devem discutir um programa de alta intensidade do que é um novo ciclo de políticas cultural, adaptado para o ano de 2022 e para as necessidades do país.

“No documento, apontamos compromissos que são fundamentais de que a cultura precisa ser entendida na dimensão do seu potencial de aprofundamento da democracia, de garantir uma sociedade marcada pela valorização da diversidade, do respeito, que tenha construção de relação de paz, de ambientes livres do racismo, da homofobia, dos preconceitos, que promovam a igualdade de direitos”.

Márcio lamenta o desmonte inédito das políticas públicas de cultura nos últimos anos e relembra que tudo começou como golpe contra a Dilma Rousseff, em 2016, e foi intensificado com o desgoverno de Jair Bolsonaro.

“Bolsonaro perseguiu o setor cultural e asfixiou as fontes de financiamento. As nossas instituições culturais foram dilapidadas”.

Veja a entrevista inteira do Secretário de Cultura do PT no Jornal Rádio PT:

O documento, que pode ser acessado na íntegra aqui, também destaca o resgate dos acervos históricos e artísticos, “que merecem todo o acolhimento e proteção através de tratamento adequado e igualmente as manifestações da cultura popular, com seus mestres e mestras, igualmente devem ser objeto de políticas objetivas.um desenvolvimento que ameaça esse patrimônio e esse acervo histórico jamais poderá ser considerado sustentável”.

“Precisamos fazer política no Brasil inteiro de modo muito concreto, estabelecer uma política para as artes, de memória e patrimônio, com a memória do povo brasileiro. Precisamos de uma estrutura de financiamento permanente da cultura, gerenciar o fundo nacional de cultura e promover incentivos fiscais”, enfatiza Márcio Tavares.