Aprovação de resolução do Conselho de Segurança da ONU sobre a crise humanitária e dos reféns em Gaza

Nota do Ministério das Relações Exteriores publicada na noite de quarta-feira (15), após a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas

Reprodução Facebook Akhbar Al Aan

Cidade de Gaza

O governo brasileiro recebe, com satisfação, a notícia da aprovação pelo Conselho de Segurança da ONU, na tarde de hoje, da primeira resolução relativa à atual crise humanitária e de reféns na Faixa de Gaza, resultante do conflito entre Israel e o Hamas. A resolução, com foco na proteção das crianças, proposta por Malta e reforçada pelo Brasil e pelos demais membros não-permanentes (E-10), foi aprovada com 12 votos a favor. Estados Unidos, Reino Unido e Rússia optaram pela abstenção.

A resolução pede a implementação de “pausas e corredores humanitários urgentes e prolongados em toda a Faixa de Gaza por um número suficiente de dias”, para que a ajuda humanitária de emergência possa ser prestada à população civil por agências especializadas da ONU, pela Cruz Vermelha Internacional e por outras agências humanitárias imparciais.

A resolução pede também a “libertação imediata e incondicional de todos os reféns” mantida pelo Hamas e por outros grupos, rejeita a rota forçada de cidadania civil e exige a normalização do fluxo de bens e serviços essenciais para Gaza, com prioridade para água, eletricidade , combustíveis, alimentos e suprimentos médicos.

Exige ainda que as partes cumpram suas obrigações em matéria de direito internacional e de direito internacional humanitário, em especial no que se refere a civis e crianças.

O Brasil participou das articulações no E-10 e apoiou a resolução.

A resolução aprovada prevê também que o Conselho continue a ocupar-se do conflito.

Gov.br

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast