Arilson Chiorato

(41) 2103-1313

Marido da Jane e pai do Benício, Arilson Maroldi Chiorato mora em Apucarana, no Norte do Estado. Eleito com 36.494 votos em 334 municípios do Paraná, está em seu primeiro mandato Assembleia Legislativa defendendo os municípios e o desenvolvimento do estado.
Formado em Administração pela Universidade Estadual de Maringá e mestre em gestão urbana pela PUC. Iniciou sua carreira na administração pública como Secretário de Finanças de Ourizona, passando a consultor tributário e financeiro de vários municípios do Estado.

Foi Chefe de Gabinete da Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral do Paraná, onde trabalhou intensamente para o desenvolvimento econômico e social dos municípios do interior, sobretudo na AMUVI e na AMUSEP. Mais recentemente, trabalhou como assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná e no Senado Federal.

Na Alep, é titular na Comissão de Saúde, Comissão de Finanças e Tributação, Comissão de Relações Federadas e Assuntos Metropolitanos, Comissão do Mersosul e Assuntos Internacionais, Comissão de Fiscalização e Assuntos Municipais e do Bloco da Agricultura Familiar.

É suplente na Comissão de Orçamento, Comissão de Redação, Comissão de Obras Públicas, Transporte e Comunicação, Comissão de Educação e na Comissão de Defesa dos Direitos da Juventude.

Em defesa da educação pública, em todos os níveis, sobretudo das universidades estaduais e federais. É um ávido defensor do Sistema Único de Saúde e defende a saúde pública, gratuita e de qualidade. Arilson também tem como bandeira a luta por geração de emprego e renda nos municípios do Paraná. Outra luta é contra o modelo abusivo de pedágio que as concessionárias impõem sobre o Paraná.