Armando Monteiro é anunciado para o Ministério do Desenvolvimento

Para senador, retomada da indústria será capaz de sustentar salário e renda em alta

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O senador Armando Monteiro será ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no próximo mandato. A presidenta Dilma Rousseff anunciou a novidade nesta segunda-feira (1º), por nota divulgada pelo Palácio do Planalto. Monteiro, que já foi presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), afirmou que o desafio à frente da Pasta será a busca pela competitividade.

“O desafio central é promover a competitividade, o que significa reduzir custos sistêmicos e elevar a produtividade”, disse.

Monteiro ainda lembrou que o governo foi capaz, mesmo diante da crise internacional, de garantir emprego e renda em alta. Para o futuro ministro, um melhor desempenho da indústria nacional será capaz de sustentar o crescimento do emprego e da renda, garantindo, assim, um mercado consumidor forte.

O novo ministro determinou cinco eixos que vão nortear sua atuação na pasta, como a desburocratização, uma política de comércio exterior mais ativa, incentivos ao investimento e a renovação do parque fabril e um arranjo institucional que favoreça a inovação e o aperfeiçoamento do sistema de governança que vai gerir a agenda da competitividade.

Comércio Exterior – O ministro destacou a importância de se buscar novos acordos comerciais e a adesão a tratados internacionais que ajudam na simplificação de trâmites burocráticos na hora de exportar. Para Monteiro, o Mercosul tem papel importante nas negociações, já que oferece um mercado consumidor ampliado.

Da Redação da Agência PT de Notícias