Artigo: Combater o aumento abusivo dos combustíveis; por que Lula tem razão?

Elencamos aqui cinco pontos que consideramos suficientes para explicar porque neste debate Lula tem razão, argumentam os autores

Site do PT

Dolarização dos preços dos combustíveis é gatilho para a inflação

Assistimos já no início de 2022 novos aumentos dos combustíveis e do gás de cozinha no Brasil. Logo em seguida, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou este tipo de política adotada pelo atual governo federal que eleva cada vez mais os preços, em especial dos combustíveis e da energia elétrica, principais responsáveis pelos altos índices de inflação.

Realizamos recentemente um estudo, que se tornou dissertação de mestrado pela Universidade Estadual de São Paulo – UNESP – e logo vai estar exposto em um livro, onde pesquisamos a história da indústria do petróleo no Brasil e suas relações internacionais. No estudo, aprofundamos a busca de dados e informações sobre o período recente desta importante indústria, notoriamente nos períodos imediatamente anteriores e posteriores a maior descoberta de petróleo no mundo nos últimos anos, a descoberta de extraordinárias reservas na área do pré-sal na costa marítima nacional.

Neste artigo, ao assistir com tristeza o anúncio de novos aumentos e com esperança a manifestação contestatória do ex-presidente Lula, elencamos aqui cinco pontos que consideramos suficientes para explicar porque neste debate Lula tem razão.

1 – O Brasil possui uma enorme reserva petrolífera, suficiente para o consumo nacional. Considerando as atuais taxas de consumo, temos petróleo para dezenas de anos, ousaríamos dizer que podemos ter petróleo suficiente para os próximos 100 anos: óleo de excelente qualidade, totalmente acessível e com baixo custo se produção.

2 – Temos, construída com muito trabalho e altos investimentos nacionais, uma empresa extremamente eficiente para prospecção, transporte, refino e distribuição de petróleo e gás e todos seus derivados que é a Petrobras. A Petrobras é a empresa campeã no domínio de tecnologias em retirar petróleo em grandes profundidades, com corpo profissional de excelência. E, ainda hoje, apesar das tentativas de sua privatização e destruição, é responsável pela maioria de todos os serviços na indústria do petróleo.

3 – Temos uma categoria de trabalhadoras e trabalhadores no setor de petróleo, os chamados petroleiros, com grande conhecimento técnico e científico, com alto grau de responsabilidade e, em sua grande maioria, defensores de políticas que favoreçam a construção de uma indústria nacional onde o resultado do seu trabalho seja colocado a serviço da nação.

4 – Havia, já em grande parte desenvolvida, uma forte indústria de produção de equipamentos de toda espécie para servir à indústria do petróleo. Esta indústria pode sim ser reconstruída com políticas adequadas e incentivos a recuperação da indústria de produção naval, metalurgia e componentes de alta tecnologia a partir de um plano de médio e longo prazo. É provado ser possível dar prioridade para a indústria nacional, o chamado conteúdo local, sem se isolar ou desconhecer as necessárias alianças com tecnologias e indústrias de outros países.

5 – A indústria do petróleo é altamente produtora de mais valia social, que é distribuída aos governos federal, estaduais e municipais através de royalties e participações especiais. Esta indústria, a partir do trabalho dos trabalhadores, arrecada e distribui anualmente mais de 40 bilhões de reais. E além destes há o fundo social, criado após a descoberta do pré-sal, que já tem mais de 10 bilhões de saldo, e que podem ser utilizados em especial para a saúde e educação, garantindo sustentabilidade econômica para nós e para gerações futuras.

Temos petróleo suficiente, com baixo custo de produção, temos indústria de altíssima qualidade, trabalhadores qualificados e podemos reconstruir uma indústria altamente produtiva ao redor da indústria do petróleo. Isso proporciona ao país recursos extraordinários, tudo produzido, industrializado, vendido e consumido dentro do Brasil, porque não podemos ter uma política de preços que favoreçam a maioria do nosso povo?

Não temos dúvida que os atuais preços dos combustíveis são abusivos e a atual política de preços é equivocada. Esta política penaliza o povo brasileiro, prejudica o desenvolvimento econômico da nação e não favorece a indústria, comércio e transportes no país.

Mudar essa situação é possível e necessária. Lula tem razão.

João Antônio de Moraes é coordenador da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, dirigente do Sindicato Unificado dos Petroleiros de São Paulo e ex-Coordenador Geral da Federação Única dos Petroleiros – FUP.

Luiz Alencar Dalla Costa, é da Coordenação Nacional do MAB, da Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia, geógrafo, especialista em energia e mestre em desenvolvimento territorial na América Latina e Caribe.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast