Artigo: Dia da floresta: a grande mãe que gesta a vida

Em artigo, secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, defende a preservação da Floresta Amazônica

"Manter a floresta em pé não significa que estamos falando apenas de árvores, mas de todo o ecossistema que existe por entre elas", afirma Moura

A Floresta Amazônica possui a maior cobertura vegetal da América Latina. Ela também abriga a maior diversidade biológica e o maior rio do mundo, o Amazonas, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A Amazônia possui um conjunto vasto de ecossistemas distintos. É como se existissem várias florestas diferentes, dentro de uma mesma área.

A diversidade de seres vivos, solo e ambiente permite que plantas, árvores e demais seres se desenvolvam em áreas diversas como as florestas de terra firme, de igapós, várzeas, savanas, áreas montanhosas e mangues. Todos compondo um único cenário dentro da região Amazônica.

No mês de julho, celebramos uma data importante para a Amazônia: o dia de Proteção às florestas, comemorado no dia 17 de julho. Além de ser uma data que representa a conscientização, significa também, o marco importante na luta em defesa da manutenção da floresta em pé.

Preservar e conservar a floresta é muito importante para a vida e para a nossa rica biodiversidade. Existem diversas maneiras de promover a economia sem derrubar árvores ou queimar áreas na Amazônia para plantio ou criação de gado. Ações de manejo, por exemplo, respeitam o tempo da floresta e sua recuperação natural. Já os sistemas agroflorestais, promovem o uso do solo para plantio sem a agressão causada pela monocultura.

Sabemos que é um grande desafio para todos os brasileiros e demais países que compõem a Amazônia internacional. Cuidar desse bioma tão rico, garante qualidade de vida para a nossa geração e para as que ainda estão por vir. Não existe outro planeta para onde possamos fugir. Precisamos cuidar deste lugar, onde a natureza nos acolhe e nos dá vida, alimento e oportunidades. Manter a floresta em pé não significa que estamos falando apenas de árvores, mas de todo o ecossistema que existe por entre elas.

Os povos da floresta, indígenas, ribeirinhos, caboclos e demais cidadãos que vivem nas metrópoles que se inserem dentro delas, também fazem parte dessa sociobiodiversidade. Medidas que apoiem a Zona Franca de Manaus, por exemplo, são importantes no cuidado com a natureza e com a preservação da Amazônia.

Precisamos, cada vez mais, lutar juntos e juntas por esse bem tão valioso que está ao nosso redor e sob nossos pés. Um valor que está além de qualquer exploração, mas principalmente em manter todo o verde ao nosso redor, amparado e protegido.